Calistenia para emagrecer

A calistenia é o retorno das antigas rotinas de exercícios usadas em aulas de Educação Física em uma roupagem modernizada.

09 de junho de 2015 • Por Mariana, em Comportamento, Dicas e Dietas


Apesar do nome parecer ser de coisa nova, a calistenia é uma modalidade de exercício antiga e muito praticada em aulas de Educação Física.

Hoje renovada e com nomes mais, digamos, chamativos, a calistenia é a mais nova febre entre as pessoas que querem emagrecer e tonificar o corpo.


Princípios da calistenia

A calistenia usa o peso do próprio corpo como carga por meio de barras, bastões e flexões dos braços. Ela foi criada tendo como base a ginástica praticada na Suécia.

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Desenvolvida e normatizada pela Associação Cristã de Moços, a calistenia foi, durante décadas, usada pelas escolas públicas para aumentar a resistência e a boa forma física dos alunos.

Flexões, abdominais e saltos, geralmente ritmados por música, são os principais exercícios da calistenia, que possui vários níveis de dificuldade.


Calistenia é como o CrossFit?

Assim como o treinamento funcional e o CrossFit, a calistenia baseia sua filosofia no uso do próprio corpo como “lastro” (é preciso suportar o peso do próprio corpo).

A principal diferença é o uso de equipamentos e acessórios. Enquanto no CrossFit e no treinamento funcional são necessários diversos equipamentos, na calistenia bastam barras fixas ou paralelas.


Praticando a calistenia

Hoje é possível encontrar diversos tutoriais em vídeo de treinos calistênicos, chamados por muitos de Street Workout (“treino de rua”), já que em geral são praticados em parques, paraças e locais a céu aberto.

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Por mais que esse treinamento pareça exigir de quem o pratica uma aptidão física fora do comum (afinal, não há como não se impressionar com quem faz o movimento chamado “Bandeira Humana” com uma facilidade de dar inveja), existem diversos níveis de exercício adequados a diversos tipos de condicionamento.

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Os pilares da calistenia são o alongamento bem feito antes e depois de sua prática, a dedicação diária e paciência. A escalada de níveis de dificuldade leva meses e precisa ser feita com extremo critério para evitar lesões musculares e demais problemas físicos e mecânicos.


Os principais movimentos

Antes, o velho alerta: consulte seu médico antes de começar qualquer exercício físico e e prefira praticar a calistenia acompanhada e tutorada por um profissional de educação física para evitar fazer os exercícios de maneira incorreta.

Quando praticado de forma adequada, os exercícios calistênicos proporcionam uma queima calórica média de 600 Kcal por hora, além de redução da gordura corporal, desenvolvimento muscular e do equilíbrio.

A flexão e o uso de barras fixas e paralelas para que o corpo seja levantado pelos braços são perfeitos para tonificação de costas, peito, abdome e bíceps.

Os agachamentos e saltos ajudam a definir a musculatura das pernas, glúteos e do abdome.

Já as chamadas elevações usando barras fixas e paralelas são ideais como substitutos dos exercícios abdominais tradicionais, além de melhorar a estabilidade corporal.

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