Canela para emagrecer

Dos chamados alimentos termogênicos, a canela é uma das mais populares e estudadas. Conheça as propriedades reconhecidas cientificamente dessa especiaria.

10 de dezembro de 2013 • Por Mariana, em Alimentos


Uma das mais importantes descobertas no tratamento da obesidade diz respeito à alimentação. Não basta apenas cortar calorias e diminuir porções para perder peso, embora essa tática ainda seja válida; é preciso se alimentar com nutrientes que aumentem a queima calórica e diminuam a saciedade.

Não por acaso, o uso da canela para emagrecer tem sido de vital importância em dietas e cada vez melhor avaliada por endocrinologistas e nutricionistas.

A canela

Antes uma especiaria que valia seu peso em ouro, hoje a canela é condimento e tempero muito apreciado pelo seu sabor adocicado e apimentado ao mesmo tempo.

A árvore que fornece a canela é nativa da Ásia; ela é obtida da casca de espécies adultas. O grande segredo da canela está em seu princípio ativo, uma espécie de álcool chamado aldeído cinâmico (daí vem seu nome científico, Cinnamomum zeylancium), responsável tanto pelo sabor quanto pelas propriedades nutricionais e medicinais.

O que torna a canela auxiliar no emagrecimento

A canela vem sendo estudada desde a época em que era uma rara e disputada especiaria e por isso suas propriedades nutricionais tem amplo respaldo científico, sendo uma arma de calibre certo para quem precisa emagrecer com saúde. Veja as propriedades da canela para emagrecer devidamente reconhecidas:

carregando…

  • A canela é um alimento termogênico. Isso significa que ela aumenta a temperatura interna do organismo, o que facilita a queima de calorias, principalmente de gorduras.
  • A ação anti-inflamatória da canela é reconhecida pela comunidade científica. O uso do óleo essencial da canela na medicina para combater fungos e bactérias é amplamente difundido, e um corpo livre de microrganismos elimina melhor o peso excedente quando estimulado.
  • A canela causa sensação de saciedade por ser um condimento que causa diminuição de movimentos peristálticos do esôfago. Traduzindo: o esôfago é o canal que leva o alimento até o estômago e ele possui movimentos involuntários chamados de peristálticos. Diminuindo a velocidade com que o alimento vai ao estômago, aumenta-se a saciedade.
  • O sabor peculiar da canela tem mais um benefício extra para quem quer emagrecer: faz com que vontade de comer doces diminua.

Os estudos que comprovam a eficácia da canela para emagrecer foram um subproduto de um pesquisa mais aprofundada que mostrou os benefícios da canela no tratamento do diabetes graças ao auxílio na diminuição das taxas de açúcar no sangue e como auxiliar no tratamento do colesterol alto.

Uso da canela para emagrecer

Recomenda-se o uso da canela em receitas doces como bolos e tortas, salpicado sob pratos de sua preferência (a maioria prefere polvilhar canela sobre frutas) e em forma de chás, aquecendo a canela em pau.

Gestantes e pessoas com pressão baixa não devem usar a canela, além das limitações prescritas pelo seu médico de confiança. O uso de canela para emagrecer só será efetivo se houver acompanhamento médico devido e mudanças alimentares e de estilo de vida.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!