Carboidratos

Cardápios saudáveis não eliminam os carboidratos, pois sua importância é literalmente vital à existência. Conheça suas propriedades.

31 de outubro de 2013 • Por Mariana, em Dicas e Dietas


Os carboidratos são as principais fontes energéticas do organismo. Os seres humanos necessitam obter energia de forma contínua e apenas o carboidrato tem a capacidade de fornecer a nutrição necessária à vida.

Por isso mesmo, duvide de dietas em que haja eliminação total ou diminuição drástica de carboidratos e procure sempre o equilíbrio entre o desejo de emagrecer e a manutenção de sua saúde.

Faremos abaixo um resumo da importância desse importante e abundante nutriente e como inclui-lo de forma correta nas dietas.


Funções dos carboidratos

  • Os carboidratos são a principal fonte energética dos seres humanos, responsável por literalmente todos os processos metabólicos e precisam ser consumidos de forma contínua e com parcimônia.
  • O cérebro, incapaz de gerar e armazenar por si a energia necessária para exercer suas atividades, retira da corrente sanguínea os carboidratos. Caso o organismo não receba as quantidades necessárias de calorias oriundas da glicose, o cérebro pode sofrer danos que podem ser letais.
  • Quando há carboidratos circulando pelo corpo, as proteínas não precisam ser usadas para fornecer energia, podendo se ater a manter a integridade dos tecidos.
  • Ao contrário do que se pensa, o jejum de carboidratos é extremamente prejudicial, porque o metabolismo irá usar as reservas de gordura de forma errada transformando-as em cetonas, substância que provoca excesso de acidez e que pode causar coma.

 


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Tipos de carboidratos

  • Simples – os carboidratos que devem ser evitados em dietas de emagrecimento por serem consumidos rapidamente pelo metabolismo, causando acúmulos indesejáveis de glicose no organismo. Farinhas brancas, doces e açúcar branco são as principais fontes dos carboidratos simples.
  • Complexos – são constituídos de muitas ligações de glicose e são presentes em alimentos integrais, como o trigo, a aveia e farelos em geral. A absorção da glicose é mais lenta, proporcionando saciedade e controle nos níveis de insulina, um dos hormônios responsáveis pelo acúmulo indesejado de gordura.


Como consumir carboidratos

Sensatez é a palavra chave. Nutricionalmente uma pessoa deve retirar da alimentação cerca de 60 por cento da energia dos carboidratos e a escolha de fontes complexas da substância é fundamental para que os níveis de açúcar no sangue mantenham-se aceitáveis e para que o funcionamento do sistema digestivo seja perfeito.

Além das boas noite de sono, o perfeito equilíbrio da flora intestinal gerado pelas fibras é de vital importância para o sucesso de qualquer dieta de emagrecimento. A inclusão de alimentos integrais, verduras, frutas e legumes é quase um clichê das dietas prescritas por nutricionistas e é importante deixar que esses alimentos façam parte de um cardápio saudável.

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