Carne vermelha processada pode causar câncer de bexiga

Um artigo de Katrina Woznicki, do WebMD Health News, indica que conservantes de carnes vermelhas processadas, especialmente o nitrito, podem causar risco de câncer de bexiga nos consumidores desses produtos.

O estudo foi dirigido por Amanda J. Cross, PhD, do Instituto National do Câncer em Rockville, Maryland, EUA, que enfocou 300.933 homens e mulheres na idade de 50 a 71 anos por mais de 7 anos, para avaliar a relação entre comer carne vermelha processada e o risco de desenvolver câncer de bexiga.

Os conservantes pesquisados foram o nitrato e o nitrito, encontrados em salsichas, salsichões e carnes cozidas (o que chamamos aqui de embutidos).

O resultado foi que quando esses produtos são consumidos regularmente e em grandes proporções, esses compostos químicos podem influenciar a bexiga quando são expelidos pela urina.

Os pesquisadores descobriram que o nitrito contido nos embutidos estava relacionado com os casos de câncer que apareceram no grupo estudado.

A descoberta interessante é  que esse tipo de câncer não teve nenhuma ligação com o consumo de bacon, carne, hambúrguer, linguiça ou bife e carnes brancas.

Para ler o artigo completo em inglês, clique neste link.

Avalie este conteúdo!
Avaliação média: 5
Total de Votos: 3
Carne vermelha processada pode causar câncer de bexiga

Comente