Casca de jabuticaba para emagrecer

A jabuticaba é rica em compostos que combatem os radicais livres e, por tabela, é um excelente coadjuvante nas dietas, ajudando até a emagrecer.

04 de julho de 2018 • Por Mariana, em Alimentos


No texto Os benefícios dos alimentos roxos demos uma explanação superficial sobre as propriedades benéficas de frutas, legumes e verduras ricos em um composto fenólico chamado antocianina.

Essa substância, mais os taninos, combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular e pela oxidação que causa problemas circulatórios, além de auxiliar na perda de peso.

Como se já não bastassem as pesquisas existentes, a Unicamp (Universidade de Campinas) divulgou os resultados sobre um estudo com uma fruta especifica, brasileiríssima e presente na realidade de muitos: a jabuticaba.

Após cinco anos de investigações, a Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp comprovou diversos benefícios da jabuticaba, especialmente em sua casca. Acompanhe os resultados e pense em usar a casca de jabuticaba para emagrecer.

Jabuticaba contra o câncer

A antocianina e os taninos presentes na jabuticaba como um todo mas concentrada em maior quantidade em sua casca age sobre células cancerígenas com a eficácia de um exército e seus batalhões. Veja o mecanismo de ação das substâncias sobre o câncer:

  • O efeito antioxidante da antocianina ataca a formação dos radicais livres que permitem a primeira etapa de reprodução sem controle do câncer.
  • Logo após o ataque ao sistema de multiplicação, a casca de jabuticaba diminui a ação de uma enzima específica que alimenta o câncer, “matando-o de fome”.

O próximo passo é pesquisar o efeito anti-câncer observando o consumo de um extrato de casca de jabuticaba por cobaias com câncer.

Emagrecer com casca de jabuticaba

Agora vem a parte que cabe a esse blog (e antes que nos acusem de insensibilidade, basta observar que os efeitos contra o câncer foram resumidos em primeiro lugar, dando à descoberta o seu real peso): os efeitos da casca de jabuticaba sobre a obesidade. Ofereceu-se uma ração composta por farinha de casca de jabuticaba a ratos obesos e os resultados foram animadores.

Durante os 30 dias em que a casca de jabuticaba foi o principal alimento das cobaias, observou-se uma redução de cerca de 10% das taxas de açúcar no sangue, além da queda nas taxas de colesterol. Isso significa que as taxas de insulina na corrente sanguínea mantiveram-se sob controle, e isso evita o acúmulo de gordura.

Como todos os pesquisadores sérios, os da Unicamp alertam que a casca de jabuticaba não faz milagres. É preciso unir dieta saudável e a prática de exercícios físicos ao consumo de jabuticaba e os demais alimentos roxos. No caso específico da fruta, recomenda-se o consumo de 10 jabuticabas por dia para que se obtenham os efeitos benéficos.

Um último alerta: cuidado com os inevitáveis aproveitadores que irão usar essas informações cientificamente comprovadas para empurrar supostos “produtos milagrosos à base de casca de jabuticaba”.

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