Cáscara-Sagrada para Emagrecer

Como as cascas da cáscara-sagrada podem ajudar na eliminação dos indesejáveis quilos a mais?

09 de março de 2016 • Por Mariana, em Medicamentos


Medicamentos fitoterápicos para o combate à obesidade precisam ser usados com cautela e muita informação.Ao me perguntarem sobre o uso de cáscara-sagrada para emagrecer, felizmente pude fazer uma pesquisa minimamente séria em sites e revistas que me deram respostas claras, objetivas e seguras sobre o uso medicinal da cáscara-sagrada. E a maioria das informações é muito relevante.

A cáscara sagrada

Nativa da América do Noite, a cáscara-sagrada (Rhamnus purshiana) é uma árvore de pequeno porte com folhas ovaladas simples e flores pequenas.

A casca do tronco é a parte utilizada para a obtenção do extrato ou chá de cáscara-sagrada, e é nessa parte que iremos nos concentrar.

A casca não pode ser usada quando nova; os efeitos medicinais desejados da cáscara-sagrada são obtidos através do envelhecimento e desidratação.

Usos medicinais da cáscara-sagrada

A disseminação do uso como remédio da cáscara-sagrada vem da época do desbravamento das Américas e o uso corrente provou que a infusão (o método mais popular) é eficaz para o combate a diversos problemas do trato digestivo como:

  • Laxante suave, indicado principalmente para pessoas com a saúde fragilizada.
  • Digestivo adstringente, por incentivar os movimentos peristálticos do intestino e ajudar na eliminação natural das fezes.
  • Ativa a eliminação da bile pela vesícula biliar, ajudando a prevenir os terríveis cálculos biliares.
  • Possui ação antibiótica, eliminando focos parasitários no sistema digestivo.
  • A cáscara-sagrada é eficaz na eliminação de toxinas e substâncias não mais usadas pelo metabolismo.

Como usar a cáscara-sagrada para emagrecer

A cáscara-sagrada deve ser usada como coadjuvante de uma dieta alimentar correta e de hábitos que eliminem o sedentarismo, pois suas propriedades mostram uma eficiência na eliminação de gorduras excedentes e de potencialização na queima de calorias. Acompanhe.

carregando…

  • O efeito laxativo da cáscara-sagrada faz com que o sistema digestivo elimine rapidamente os dejetos e toxinas que possam se acumular no organismo.
  • A ativação da vesícula biliar faz com que bile cumpra com maior eficácia o seu papel, que é digerir a gordura. Quando a bile cumpre seu papel, o corpo acumula menos gordura.
  • Outro fator que causa o acúmulo de quilos indesejáveis é a presença de toxinas que incham o corpo, acumulando líquidos e demais dejetos. A ação antibiótica da cáscara-sagrada contribui para que o inchaço desapareça junto com com os nossos dejetos.

O Ministério da Saúde lista a cáscara-sagrada no RENISUS (Relação Nacional de Plantas Medicinais), que possui uma relação de plantas medicinais largamente usadas pela população e cujo valor medicinal será comprovado por pesquisas fomentadas pelo Ministérios para futuro uso corrente em programas de saúde pública.

Mas lembre-se: um produto natural pode ter algum nível de toxicidade ou contraindicações específicas como alergias, por isso só use a cáscara-sagrada para emagrecer com acompanhamento médico. Manter um estilo de vida saudável também é recomendável.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!