Cinco acessórios para andar de bicicleta

A bicicleta é um meio de transporte saudável e ecologicamente correto. Saiba como pedalar com mais segurança usando os equipamentos adequados.

18 de abril de 2017 • Por Mariana, em Comportamento, Fitness


Adotou a bicicleta nos trajetos do dia a dia? Meus parabéns. Além de colaborar com o meio ambiente, eliminando uma fonte de dispersão de gás carbônico, seu corpo também agradece queimando calorias e melhorando sua condição cardíaca e respiratória.

Uma hora de pedaladas por dia queima em média 200 Kcal, podendo chegar a 300 calorias se o terreno for acidentado ou a bicicleta estiver subindo um declive. Sem contar o prazer causado pela liberação de neurotransmissores que quaisquer atividades físicas proporcionam.

Para se transformar em mais uma ciclista e eliminar de vez o estresse do trânsito, alguns equipamentos são essenciais para a segurança. Conheça cinco acessórios e pedale.

1-Selim

O assento de sua bicicleta tem que ser escolhido com cuidado e de forma personalizada. Selecione um que se encaixe aos ossos do seu quadril sem lesões e dores desnecessárias. Selins com acolchoamento em gel são mais confortáveis.

A altura do selim em relação às pernas é de suma importância para um pedalar sem lesões e esforços desnecessários. Ao se sentar e apoiar um dos pés no pedal que está na parte baixa, a outra perna deve estar quase toda esticada.

2- Capacete, joelheiras e cotoveleiras

Embora ainda não seja obrigatório, o uso desses acessórios pode ser a diferença entre uma eventual queda com ou sem lesões sérias. Sabemos que o convívio entre ciclistas e motoristas no Brasil é belicoso, para dizer o mínimo, por isso além de atenção redobrada no trânsito, equipar-se com capacetes, cotoveleiras e joelheiras pode evitar desde doloridos “ralados” em partes sensíveis até concussões graves no crânio.

3- Refletivos e luzes

Rodas, pedais e selins precisam ter produtos refletivos para que motoristas possam distinguir ao longe o ciclista em locais com pouca iluminação. Luzes e “olhos-de-gato” na parte traseira da bicicleta também surtem o mesmo efeito. Se boa parte do seu trajeto é feito no início da manhã ou durante a noite, os refletivos são ainda mais necessários.

4- Óculos e luvas

Se você não usa óculos de grau, pense em adquirir um par com lentes transparentes para proteger os olhos do vento e de eventuais objetos que possam voar na direção dos olhos. As luvas tem a função de melhorar a aderência de suas mãos no guidão se a pessoa transpira muito.

5- Corrente, cadeado e trava

Ao estacionar a bicicleta, esteja certa de que ela estará no mesmo lugar quando você voltar. Não economize: compre cadeados, correntes e travas de ferro ou de marcas reconhecidamente seguras e confiáveis. Prenda rodas e quadro em conjunto e use um cadeado forte e que não possa ser “estourado” facilmente.

Considerações finais

Se você quiser fazer de sua bicicleta meio de transporte completo, pense em colocar um bagageiro que comporte livros, equipamentos eletrônicos ou até mesmo aquelas pequenas compras de supermercado.

Ter uma capa de chuva também é de bom tom, especialmente se você}e vive em um local com clima imprevisível. Se sua bicicleta não tiver, coloque um para-lama nesses casos.

Use sempre tênis confortável e roupas leves e claras, que absorvem menos calor e ajudam a deixar o ciclista mais visível aos motoristas.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 6

Cinco acessórios para andar de bicicleta

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

O que você pensa disso? Vamos construir um debate!