Cinco dicas para melhorar a imunidade

A imunidade tem papel crucial no emagrecimento. Saiba como incrementar o sistema imunológico com dicas simples.

Uma dieta saudável não pode sustentar o foco apenas apenas em emagrecer. O equilíbrio nutricional precisa fortalecer nossa imunidade também, e isso só será obtido através do consumo correto de nutrientes, vitaminas e minerais.

A saúde como um todo deve ser o objetivo de uma alimentação saudável. Quem se fixa apenas em cortar calorias pode estar eliminando por tabela nutrientes essenciais ao sistema imunológico. Conheça alguns truques para melhorar a imunidade e nutrir o organismo de forma mais eficaz.

1 -Saiba de quanta proteína você precisa

Proteínas são vitais pata a formação de músculos, a regeneração celular e o reforço do sistema imunológico. Uma pessoa saudável precisa consumir 1 grama de proteína por quilo corporal. Se uma pessoa pesa 80 Kg, deve consumir 80 gramas de proteína por dia, distribuídas entre as refeições.

Quem pratica atividades físicas intensas, como musculação e exercícios aeróbicos regulares, pode dobrar a quantidade de proteína diária.

2 -Aposte na variedade de cores na alimentação

Não é de hoje que preconizamos o valor da diversidade alimentar e vez ou outra usamos as cores para ilustrar essa variedade. Um prato saudável precisa ser multi cromático: comidas verdes, laranjas e roxas devem fazer parte do cardápio diário.

Alimentos verdes e laranjas incrementam a imunidade, como verduras, principalmente as verde-escuras, laranjas, abóboras, cenouras, mangas. Já alimentos roxos têm poder antioxidantes: uva, beterraba, berinjela… E comidas com tom branco, como a acelga e muitas outras folhas usadas em saladas têm poder anti-inflamatório.

3 -Durma bem!

Sim, o sono possui papel vital em nossa imunidade. O descanso noturno promove a regeneração das células, o descanso muscular e cerebral essenciais ao nosso bem estar, a reposição de hormônios e a manutenção de nosso equilíbrio emocional. Não despreza os sinais de cansaço que seu corpo emite quando o sono vem.

4 -Pratique exercícios

Queimar calorias para emagrecer é a primeira coisa que muitas de nós pensa ao incluir atividades físicas na rotina, mas os exercícios promovem bem mais do que o emagrecimento.

O sistema imunológico como um todo se beneficia dos exercícios; a liberação de hormônios do bem estar, como a endorfina, a serotonina e a dopamina são potencializados e o fim do sedentarismo promove melhore as na coordenação motora e na atividade cerebral.

5 – Pare de fumar

Os efeitos nocivos da nicotina e o alcatrão do cigarro são inúmeros, e dentre eles está a redução da imunidade graças principalmente ao mal que ele provoca nos pulmões, fígado, rins e coração, simplesmente nossos órgãos nobres.

Pare de fumar. Esse vício é um dos mais difíceis de debelar (e falo por experiência própria), mas a sensação de melhora na saúde chega a ser absurda. A volta do paladar, do fôlego, do bom humor, entre outros benefícios, serão “efeitos colaterais” do reforço da imunidade.

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