Comer na hora certa emagrece

A hora que comemos influencia, e muito, em uma dieta, segundo pesquisas recentes. Quem quer emagrecer e manter o peso deve prestar atenção nesse texto.

Pesquisadores do Instituto Salk publicaram recentemente resultados de um estudo que confirma o velho adágio de nossas mães e avós: comer na hora certa faz bem e emagrece.

Por mais simplista que o resumo anterior possa parecer, é exatamente isso: limitar a alimentação nas horas determinadas às refeições, sem as famosas beliscadas e assaltos noturnos à geladeira, regula o metabolismo e ajuda na perda de peso e na sua manutenção em níveis saudáveis.

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Metodologia das pesquisas

A primeira pesquisa

Os cientistas do Instituto Salk, localizado na Califórnia, começaram as pesquisas em meados de 2010. Nessa primeira investigação, cobaias foram divididos  em grupos  e submetidos a dietas visando comparar hábitos alimentares. As refeições eram comidas gordurosas, mas cada grupo as consumia de formas diferentes:

  • Um grupo poderia comer o quanto quisesse, no horário que quisesse.
  • Outro grupo também poderia se alimentar livremente, mas somente durante oito horas por dia.

Nenhum dos grupos de cobaias foi submetido à quaisquer atividades físicas. Os que comeram à vontade engordaram muito e sofreram efeitos deletérios como indisposição, diabetes e hipertensão.

Já os que tiveram a limitação de se alimentar apenas durante oito horas tiveram pouco ganho de peso e não tiveram problemas com mudanças metabólicas que causem as chamadas doenças crônicas.

A segunda pesquisa

Recentemente, o instituto estadunidense refinou o estudo, fazendo com que as cobaias fossem divididas em quatro grupos e submetidas a quatro dietas distintas:

  • Alimentos com alto teor de gordura;
  • Comidas com alta proporção de frutose, o açúcar das frutas;
  • Alimentos com muita gordura, mas com menor quantidade do que a primeira;
  • Comidas com muita frutose, seguindo os mesmos parâmetros anteriores.

As calorias de todas as porções era a mesma. Algumas cobaias poderiam comer quanto e quando quisessem. Outras sofriam limitações horárias que variavam entre 9, 12 ou 15 horas.

Durante o tempo da experiência, que foi de 38 semanas, os ratinhos que comiam apenas no tempo estipulado por dia estavam liberados para comer o que quisessem nos fins de semana. Já os que eram livres para se alimentar passaram a ter restrições de hora para comer por alguns dias.

As cobaias que comeram à vontade tornaram-se obesas e sofriam as doenças metabólicas típicas dessa situação, como o diabetes. Já os ratinhos que tinham horários para se alimentar mantiveram o peso do início do estudo e permaneceram saudáveis.

Conclusões iniciais da pesquisa

Embora a pesquisa tenha sido feita apenas com cobaias, é possível concluir que alimentar-se apenas nos horários determinados para as refeições é eficaz para a manutenção e até mesmo a perda de peso.

Uma das explicações é que os horários estabelecidos para alimentação afetam positivamente o chamado ritmo circadiano (o ciclo metabólico do corpo humano baseado nas divisões entre dia e noite), mantendo-o sob controle e mantendo o metabolismo saudável.

Os pesquisadores sugerem que uma pessoa limite o tempo em que se alimenta em 12 horas ou até menos durante o dia, obedecendo sempre o ciclo solar. Ou seja, comece a comer quando amanhecer e termine quando a noite chegar.

Evidentemente, não faça nada disso sem o devido acompanhamento médico e nutricional.

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