Como Começar uma Dieta para Perder Peso

Nem sempre começar uma dieta para perder peso é fácil, mas uma caminhada sempre se inicia com o primeiro passo.

10 de setembro de 2015 • Por Mariana, em Comportamento, Destaques, Motivação


Saber como começar uma dieta para perder peso é, sem medo de parecer exagerada, um dos maiores desafios pessoais. Existem um leque de condições a serem satisfeitas e o principal deles é motivacional.

Qualquer pessoa séria e preocupada com sua saúde vai ser gentil mas sincera em afirmar que o primeiro passo é desejar realmente perder peso sem pressões meramente estéticas. Embora caber na roupa tão sonhada seja uma delícia, é preciso que a saúde seja o principal foco.

Sem querer sermos as donas da verdade, eis aqui um passo a passo que nossa equipe seguiu após anos de tentativas milagrosas para perder peso, todas infrutíferas e danosas ao nosso bem estar.

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Consulte o médico

Faça um check-up completo. Saiba como está sua condição física, seu coração, suas funções renais e intestinais, níveis bioquímicos e metabólicos através de exames de sangue e outros necessários… para perder peso, é preciso saber como seu corpo vai lidar com essa eliminação.

Hoje em dia, ir ao nutricionista e ao nutrólogo não é mais o estereótipo de outrora, onde faziam-se exames exigidos por atletas de elite e prescreviam-se dietas que só poderiam ser seguidas por milionários.

Tanto a rede pública de saúde quanto os convênios médicos particulares fornecem consultas com profissionais que conhecem a realidade do brasileiro médio e podem fazer uma anamnese precisa e sugerir cardápios voltados a essa realidade.

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Mude pequenos hábitos sedentários

Vai à padaria na esquina de carro? Usa sempre o elevador se mora em prédio? Em suma, acostumou-se com os confortos da vida moderna? Isso não é ruim, mas a falta de atividades físicas cotidianas contribui com o sedentarismo e com a baixa queima calórica.

Não é preciso que você se torne uma ultramaratonista da noite para o dia. Basta que se inclua pequenas caminhadas e movimentos que propiciem a movimentação de músculos antes acostumados à inação. É um bom começo para quem quer perder peso.

Inclua atividades físicas à rotina

Vendo que manter uma rotina mais movimentada não é um bicho de sete cabeças, que tal levar isso um pouco mais a sério? Veja com seu médico quais os seus limites físicos e pratique alguma atividade física.

Seja uma caminhada diária pelos arredores de sua casa, andar de bicicleta algumas vezes por semana ou fazer exercícios físicos mais específicos e devidamente monitorados, habitue-se a não se entregar à ociosidade. Perder peso também é fazer com que ele seja devidamente queimado.

Não deixe nenhum nutriente fora da dieta

Dietas que parecem vindas do paraíso por terem feito a celebridade perder peso de forma “milagrosa” nem sempre são adequadas ao seu metabolismo.

Por trás de todo milagre, sempre há santos que os orientam. E essas “divindades” são médicos, nutricionistas e treinadores pessoais caríssimos. Nós. meros mortais, não podemos prescindir dos principais nutrientes em hipótese alguma:

  • Carboidratos;
  • Proteínas;
  • Gorduras.

O que fará o sucesso de qualquer dieta para perder peso é o delicado e preciso equilíbrio entre esses nutrientes distribuídos pelas refeições.

Tome cuidado com a “fome oculta”

Sabia que pessoas aparentemente bem nutridas podem sofrer de algum tipo de deficiência nutricional e até mesmo de anemia? A chamada fome oculta é um mal cujos perigos são subestimados por muita gente boa e supostamente esclarecida.

Quem já faz quaisquer dietas cujo único objetivo era perder peso são as principais vítimas da fome oculta, graças à exclusão pura e simples dos macronutrientes acima citados e de micronutrientes. A falta de vitaminas e minerais é extremamente danosa ao perfeito funcionamento de nosso metabolismo.

Saiba como dosar os micronutrientes através da consulta médica e nutricional.

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Não pule refeições

Sejam as tradicionais três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar), seja a inclusão de lanches e ceias no intervalo das principais pausas para alimentação, manter o corpo nutrido é manter o metabolismo sempre pronto para perder peso eliminando calorias de forma segura e contínua.

Jejuns desnecessários e sem controle desregulam o organismo a nível hormonal. Siga as orientações médicas e nutricionais e não tente nenhum milagre em forma de dieta. Sei que estamos sendo repetitivos, mas os erros que vejo serem cometidos em nome do “corpo perfeito” também se repetem.

Inclua alimentos saudáveis ao cardápio

Todas nós sabemos o valor de uma refeição balanceada e com todos os nutrientes em em regime para perder peso. Contudo, nem todas conseguem, por motivos diversos, incluir verduras, legumes, verduras, carnes com baixos níveis de gordura e demais alimentos ricos em elementos como:

  • Vitaminas do complexo B;
  • Vitamina K;
  • Zinco;
  • Potássio;
  • Ferro;
  • Cálcio;
  • vitamina C;
  • Selênio…

… e demais nutrientes essenciais ao metabolismo. Saber quais são as fontes dessas substâncias e dosá-las entre as refeições de forma correta e com alimentos que sejam agradáveis a cada paladar (sim, isso é tão importante quanto saber o que se come) também é fundamental em uma dieta para perder peso.

Estabeleça metas realistas

A gordura que está acumulada em seu corpo não apareceu do nada e nem de uma hora para outra. Não queira eliminá-la em uma passe de mágica. Seu corpo precisa se conscientizar de que não precisa acumular essa reserva extra de energia e isso é feito de forma contínua, dia após dia.

Comemore cada grama perdido com alegria e saúde. Não espere e nem deseje a eliminação de muitos quilos em um curto espaço de tempo. Perder peso de forma  repentina pode cobrar o preço em forma de perda de qualidade de vida e bem estar. Tenha calma e seja persistente. Afinal, não são essas as principais qualidades de nós, mulheres?

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