Como emagrecer com a dieta vegana

A dieta vegana tem sido uma alternativa tanto para quem deseja um novo estilo de vida quanto para quem deseja emagrecer. Contudo, alguns cuidados precisam ser tomados.

Muitas pessoas mudaram radicalmente o estilo de vida adotando a dieta vegana. Mais do que uma tentativa de emagrecer, os veganos adotam uma atitude ideológica que visa a proteção da vida animal.

Evidentemente, há quem selecione a dieta vegana apenas e tão somente pelos fatores pretensamente estéticos desse regime. Há, sim, uma enorme possibilidade de perda de peso graças aos ingredientes, mas é preciso conhecer essa dieta para saber como emagrecer com ela de forma saudável.

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Princípios básicos da dieta vegana

Os veganos eliminam toda e qualquer fonte de proteína animal da alimentação. Além das óbvias carnes, os mais radicais não consomem ovos, leite e derivados, gelatinas, mel e qualquer comida cujo preparo inclua esses produtos.

Graças a essas limitações, a dieta vegana praticamente suprime fontes de gorduras e proteínas. Não é um regime de fácil conversão, contudo quem se torna adepto inclui fontes de vitaminas, carboidratos complexos, sais minerais, proteínas vegetais e micronutrientes que transformam a dieta vegana em uma das mais saudáveis existentes.

Por que existem veganos obesos, então?

Como já dissemos em textos anteriores, a culpa da obesidade não pode ser atribuída a um único fator ou nutriente. Culpar a gordura, para usar a “vilã da vez”, pelo excesso de peso é como culpar a vítima pela violência que ela sofre.

Por mais saudável que a dieta vegana aparente ser, ela só proíbe o consumo de alimentos de origem animal. Comer farinhas refinadas, consumir açúcar e gorduras vegetais é permitido, e esses alimentos também causam sobrepeso se consumidos sem critério.

Além de simplesmente abandonar carnes e demais alimentos oriundos de animais, é preciso saber o que se consome para que os equilíbrios calórico e metabólico sejam atingidos. Ou seja, é preciso se alimentar com a quantidade certa e de forma saudável, mesmo comendo apenas frutas, verduras e legumes.

Emagrecendo e sendo vegano

Ao elaborar o cardápio, dê preferência aos carboidratos complexos. A dica é antiga, mas obtenha esses carboidratos de alimentos integrais, que são assimilados mais lentamente e por isso causam maior sensação de saciedade.

Cuidado com os extremos. Dietas veganas feitas sem critério podem causar tanto avitaminoses (falta crônica de vitaminas) quanto superdosagens desses nutrientes, tão nocivas quanto a ausência.

Dietas sem produtos animais podem causar deficiências vitamínicas e de sais minerais importantes, que podem originar doenças. Fique atenta e busque suplementação vitamínica, sempre sob supervisão nutricional.

Adeque as atividades físicas ao novo estilo de vida. Cuidado com os gastos calóricos e vitamínicos de determinados exercícios. Consulte um médico, sempre.

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