Como emagrecer com caminhada

Caminhar é um exercício natural que pode ser muito eficaz para quem quer emagrecer. Saiba como.

Caminhar é um exercício que fazemos tão rotineiramente que muitos nem consideram isso uma atividade física. Se soubermos como usar nossos passos como auxiliar eficaz para emagrecer em conjunto com uma dieta equilibrada, o praticar exercício deixará de ser algo inatingível e sofrido.

A caminhada a passos rápidos, chamada por alguns pelo anglicismo power walking, introduz intensidade e ritmo ao nosso cotidiano ato de andar. Conheça o passo a passo (perdão pelo trocadilho) mais eficiente para emagrecer caminhando.

A velocidade dos passos

Não se iluda com suas idas ao supermercado; caminhar para emagrecer exige ritmo e velocidade constantes para que se queimem calorias de forma eficaz. Encontre um compasso que seja confortável ao seu biotipo e ao seu condicionamento físico dentro da velocidade recomendada para que o corpo possa perder peso. Recomenda-se que se caminhe a uma aceleração de pelo menos 5 quilômetros por hora.

Coração no ritmo!

Evidentemente é preciso fazer uma avaliação médica antes de praticar quaisquer atividades físicas. Feito isso, saiba que o corpo só queima calorias de modo eficiente quando a intensidade do exercício faz com que o coração mantenha batimentos cardíacos próximo de sua frequência máxima, cerca de 70 por cento em média.

A frequência cardíaca máxima em um adulto saudável é de 220 batimentos por minuto. Para saber qual o ritmo dos batimentos ideal, faça uma costa de subtração: 220 menos sua idade (por exemplo: 220 menos 35 é igual a 185). Faça a conta da porcentagem usando o resultado da subtração (utilizando o exemplo acima, 70 por cento de 185 é 129,5. Esses são os batimentos cardíacos por minuto que farão com que a caminhada emagreça).

Lembre-se: esse é apenas um exemplo. Quem vai determinar com precisão sua frequência cardíaca ideal é o médico.

Quanto tempo devo caminhar por dia?

Nem a falta de tempo é desculpa. Bastam 30 minutos diários, cinco dias por semana na velocidade acima mencionada. Não importa se a caminhada é durante o dia ou à noite, se é feita no asfalto ou em estrada de terra. Evite apenas duas situações: quando o dia estiver muito quente e caminhas logo depois das principais refeições. Se seu fôlego permitir, nada impede que esse período de tempo possa ser aumentado.

Evite a zona de conforto

Emagrecer e manter o peso ideal requer disciplina e empenho. Caso seu corpo já esteja se acostumando ao ritmo, aumente a intensidade aos poucos, acrescentando trechos com subidas um pouco mais íngremes, por exemplo. Inclua outros exercícios aeróbicos aos poucos, como ciclismo. Musculação e abdominais também são recomendados, se quiser.

Use as vestimentas adequadas

Escolha bem o tênis para caminhar de acordo com sua pisada e privilegie os que possuem amortecimento adequado. A roupa a ser usada na caminhada é importante; ela não deve fazer você suar. O objetivo é perder gordura, e não água; roupas que cobrem mais do que o necessário podem causar desidratação por provocar sudorese excessiva. E falando em hidratação, mantenha um recipiente com água sempre ao seu lado e obedeça sua sede.

Considerações finais

Seja criativa ao escolher o trajeto de sua caminhada e faça isso com prazer. Garanta que você esteja em um lugar seguro e ouça uma música ou ande acompanhada para conversar um pouco. E o mais importante: consulte sempre o seu médico. Mesmo o caminhar exige um bom condicionamento cardiorrespiratório e saber qual o seu limite é sempre importante.

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