Como emagrecer com Goji

Os nutrientes dessa fruta oriental tem atraído quem deseja incluir vitaminas e coadjuvantes saudáveis em dietas. Conheça a goji.

07 de novembro de 2013 • Por Mariana, em Alimentos, Dicas e Dietas


Quando procuramos por alimentos saudáveis nos deparamos com nomes no mínimo inusitados. Uma leitora, por exemplo, me perguntou como emagrecer com goji.

Não sei se ando muito dispersiva ultimamente, mas juro que a primeira coisa que me veio à cabeça foi “isso não é um personagem do desenho Dragon Ball?”. De qualquer forma, descobri coisas muito interessantes sobre essa fruta. Sim, é uma fruta.


A goji: origem e nomes

Nativa das montanhas do Tibete, a goji é o fruto da planta Lycium barbarum, arbustiva e que pode atingir até 3 metros na natureza.

A floração acontece durante o verão no hemisfério norte e os frutos eclodem entre agosto e outubro.

Nos países de língua inglesa a goji é chamada de wolfberry. A goji tem parentesco botânico com o tomate e a berinjela.

carregando…

O que atraiu os olhares do mundo à goji foi seu impressionante conteúdo nutricional, sendo chamado por alguns de “super-fruta”. Veja algumas destas características nutricionais:

  • A goji contém uma quantidade enorme de aminoácidos, substâncias que formam as proteínas. Alguns desses aminoácidos são chamados de essenciais.
  • Os níveis de carotenoides (substância que ajuda na sintetização da vitamina A) da goji são os maiores já encontrados em um fruto.
  • A goji também controla os níveis de colestrol de forma muito eficaz, além de ajudar a aumentar os níveis do bom colesterol.
  • Os nutrientes presentes na goji dão inveja a qualquer um: cálcio, ferro, potássio, zinco, selênio e uma quantidade de vitamina C muito expressiva, com média de impressionantes 90 mg por 100 gramas.
  • Possui ácidos graxos com potencial anti-inflamatório poderoso, coadjuvantes no tratamento da impotência sexual e no equilíbrio prostático, além de um mineral, chamado de germânio, com propriedades anti-cancerígenas.
  • A goji faz bem ao coração, controlando a pressão sanguínea e fatores de risco cardíaco, como a diminuição dos níveis de uma substância chamada homocisteína, responsável por diversos problemas no coração.


E como emagrecer com goji?

  • Você leu acima que os níveis de vitamina C são muito altos. Essa quantidade de ácido ascórbico é ideal para que o metabolismo trabalhe com maior empenho na queima de gordura. Quando o corpo tem níveis de vitamina C adequados, a metabolização da gordura aumenta, o que auxilia e muito a dieta.
  • Os minerais presentes na goji, principalmente na versão desidratada, tem propriedades de imunização comprovadas e mantêm todos os níveis hormonais sob controle.
  • Mas de nada adianta todos esses superpoderes da goji sem sua colaboração. Você sabe: dieta equilibrada e exercícios!

No Brasil, a goji pode ser encontrada em fórmulas manipuladas sob forma de cápsulas e desidratada. Por mais interessante que essa fruta seja, a recomendação continua: não faça nada relativo à dieta sem o conhecimento do seu médico.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

1 comentário

  • Vera Cristina • 18/11/2014

    Obrigada por esta excelente dica. Um produto natural que pode me ajudar a emagrecer de vez.

    Responder

Deixe seu comentário!