Como emagrecer com granola

A famosa granola, mistura de cereais e eventuais frutas, pode ser um excelente complemento de uma dieta saudável.

24 de junho de 2015 • Por Mariana, em Alimentos


A granola, a famosa mistura de cereais, frutas secas e sementes, pode fazer parte de uma dieta saudável graças às suas características nutricionais e até clínicas.

Por isso muitos desejam saber como emagrecer com granola, já que os benefícios são alardeados aos quatro ventos por fabricantes e consumidores podem dar a ilusão inicial de produto que emagrece por si.

Uma dieta que contenha granola entre seus pratos é saudável e desejável, mas é preciso saber como incluí-la de forma adequada e eficiente.

 

A granola na dieta de emagrecimento

A granola foi criada para suprir necessidades nutricionais de vegetarianos, principalmente os veganos mais radicais.

Contudo, a mistura de alimentos também mostrou seu valor em dietas que visam o aumento metabólico, a boa função intestinal e consequente perda de peso.

granola

A junção de frutas secas, grãos integrais e sementes possuem efeitos funcionais muito incensados em uma dieta de emagrecimento.

carregando…

  • A granola possui grãos integrais, especialmente aveia e farelo de trigo, ricos em fibras insolúveis que melhoram o trato intestinal e combatem naturalmente as taxas de colesterol.
  • As fibras presentes na granola também ajudam no controle de glicemia, já que os grãos fazem parte dos chamados carboidratos complexos, cujo baixo índice glicêmico impede picos de produção insulina.
  • As eventuais frutas presentes na granola, como banana, uva passa e maçã desidratada fornecem açúcar considerado saudável, que sacia a vontade de comer doces e demora a ser digerida e processada pela insulina.
  • O consumo de granola está intimamente ligado à diminuição de problemas cardíacos e vasculares graças ao poder depurativo da aveia, que ajuda a controlar os níveis de colesterol ruim.
  • Granolas que incluem sementes como castanha e nozes turbinam a mistura com micronutrientes essenciais para emagrecer como o selênio, o zinco, o ácido fólico e ferro, entre outros.

 

Granola ajudando a emagrecer

A granola sozinha não produz nenhum efeito milagroso; pelo contrário, dependendo dos ingredientes da mistura, a granola pode ir contras as expectativas e aumentar o peso de quem o consome. Algumas dicas de consumo podem fazer com que se possa emagrecer com granola.

  • Granolas com incremento de sabores, açúcar, chocolates e mel são mais calóricos. Evite a compra deste tipo de mistura.
  • Para que o efeito saciante da granola seja melhor aproveitado, consuma-o como os estadunidenses e europeus, no café da manhã juntamente com sucos naturais e frutas frescas.
  • Antes de atividades físicas, o consumo de granola fornece energia sem acréscimo exagerado de calorias. Consumido junto com iogurte, a granola proporciona um aporte de proteína para o exercício ou treino que auxilia a maior queima metabólica.

Quem quiser saber como emagrecer com a granola de forma saudável de acordo com o seu biotipo precisa se consultar com um médico e um endocrinologista, que saberão avaliar como a granola poderá ajudar o organismo a perder peso.

A granola é saudável e saborosa, mas quem determina a quantidade necessária para que se emagreça com o consumo da mistura é uma consulta clínica criteriosa.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

1 comentário

  • Evanda Barbosa • 21/11/2014

    adoro dicas de como emagrecer com saude

    Responder

Deixe seu comentário!