Como emagrecer com ovário policístico

A síndrome do ovário policístico é, além de problema ginecológico, uma das causas do excesso de peso entre as mulheres.

A síndrome do ovário policístico acomete, segundo estudos clínicos, uma média de 8 por cento das mulheres em idade fértil. Além dos transtornos ginecológicos que a síndrome acarreta, o que mais assusta as mulheres é a obesidade.

Infelizmente, mulheres que sofrem com ovário policístico acumulam gordura com maior facilidade, causando transtornos clínicos e estéticos que destroem a autoestima de adolescentes e mulheres, mas antes de saber como emagrecer com ovário policístico é preciso saber o que é e quem diagnostica a síndrome.

O que causa o ovário policístico

A síndrome do ovário policístico é conhecida desde o início do século XX mas o gatilho que a causa não  pode ser determinado de forma universal, já que cada pessoa possui uma glândula com maior ou menor peso no metabolismo.

Na maioria dos casos, o ovário policístico é causado por uma disfunção na glândula pituitária ou hipófise, localizada na base do cérebro em uma cavidade óssea chamada de sela túrcica. A hipófise regula os principais hormônios envolvidos na síndrome do ovário policístico:

  • A prolactina, que estimula a secreção do leite materno;
  • O hormônio luteinizante (LH), envolvido na produção da gonadotrofina, que “segura” o óvulo fecundado no ovário;
  • Os hormônios da tireoide (TSH e tiroxina), envolvida intimamente no controle do metabolismo;
  • Os hormônios das glândulas suprarrenais, que entre outras funções, controlam a adrenalina.

Diagnose do ovário policístico

  • Mulheres com a síndrome do ovário policístico sofrem de obesidade principalmente na região do abdome.
  • O hirsutismo, ou crescimento anormal de pelos, em regiões corporais como o rosto e nas auréolas das mamas.
  • Amenorreia, ou ausência de menstruação por períodos longos, causando infertilidade.
  • Desenvolvimento de resistência à insulina, o que pode causar diabetes tipo II.
  • Aumento do risco de problemas cardíacos e vasculares, esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado) e aumento dos níveis de colesterol ruim.

É possível emagrecer com ovário policístico?

O tratamento da síndrome do ovário policístico passa obrigatoriamente por uma consulta com o médico endocrinologista, embora quem primeiro levante suspeitas sobre o ovário policístico seja o ginecologista, principalmente em casos de amenorreia e obesidade recrudescente.

Não há milagres nem passes de mágica envolvidos no tratamento: primeiramente há a análise laboratorial dos níveis de hormônios envolvidos na síndrome, além de diagnósticos clínicos mais específicos determinados pelo endocrinologista.

Contudo, mudança de hábitos e dietas balanceadas serão parte indissociáveis do tratamento para emagrecer com ovário policístico, mesmo porquê não se trata apenas de uma questão estética. Emagrecer é apenas a primeira parte do tratamento global contra essa síndrome, que também ajudará a normalizar os níveis de açúcar e gorduras na corrente sanguínea. Consulte seu ginecologista.

Avalie este conteúdo!
Avaliação média: 4.81
Total de Votos: 16
Como emagrecer com ovário policístico

Comentários

  • Eu descobri a pouco tempo q tenho ovário policístico tô engordando horrores

    Responder
  • Eu também tenho! É sempre tive dificuldade de perder peso. Atualmente passo a cada 2 meses com meu Endocrinologista. E dessa vez ele passou remédios para: ansiedade, metabolismo, tirar a fome (tomar antes das refeições) um chá para tomar antes de dormir; e um para soltar o intestino. Assim para ajuda da perda de peso.

    Responder
  • Eu também tenho o mesmo problema síndrome de ovário policísticos.ha 8 anos que casei, faz dois anos que estou tentando arrumar um bebê.mas infelizmente não consigo realizar esse meu sonho de ser mãe.

    Responder
  • Eu tenho 33 anos tenho no ovário micropolicisto há um ano que não menstruo , não tenho minhas regras normais , e estou acima do peso , hoje peso 112 kilos e não sei mais o que fazer , tenho vergonha de mim mesma , apareceu manchas em meu rosto , me sinto cansada, triste ,e envergonhada porque não consigo acompanhar meus filhos .???

    Responder
  • Eu tenho ovarios policísticos e ganhei 22kg dentro de 4 a 6 meses, muitos pelos e perca de cabelo. É impossivel imagrecer com os OP.

    Responder
  • Eu tbm tenho ovário policistico e estou tendo muita dificuldade pra emagrecer,parece que nada que eu faço adianta,ja estou ficando desanimada…

    Responder
    • Ai, amiga, é complicado mesmo, né? 🙁 Você já pediu ajuda ao seu médico?

      Responder
      • Procure um Endocrinologista o mesmo sendo competente te passará remédios para ajudar. Foi o meu caso.

        Responder
  • Eu queria saber como que eu faço para emagrecer com esse problema(ovário político)

    Responder
    • alguma de vocês encontrou solução para esse problema? eu também preciso de ajuda

      Responder
  • Eu tenho o ovário político e tenho dificuldade para emagrecer

    Responder

Comente