Como emagrecer com Pilates

A técnica do Pilates é coadjuvante na fisioterapia e na reeducação da postura, mas o que muitas querem do exercício é um de seus “efeitos colaterais”: emagrecer.

14 de setembro de 2014 • Por Mariana, em Comportamento, Dicas e Dietas


Pilates é um daqueles exercícios que não tem cara de atividade física quando visto pela primeira vez por quem nunca viu ou o praticou, mas os adeptos da técnica aumentam ano após ano graças aos benefícios alardeados pelos praticantes, tanto verbal quanto fisicamente, como melhora na postura e na respiração.

Contudo, o que todas querem saber é como emagrecer com Pilates, já que aparentemente as pessoas que praticam essa técnica ficam imóveis sob tapetes e bolas. Minha sábia mãe sempre me disse que não podemos julgar um livro pela capa, por isso abri as páginas do livro de Pilates e assimilei o que pude.

Joseph Pilates, criador da técnica

O que é Pilates

A técnica básica de Pilates foi criada pelo alemão Joseph Hubertus Pilates (1883-1967), que buscava uma solução para que seus problemas de saúde não o debilitassem na velhice.

Pilates sofria de asma e raquitismo, por isso dedicou-se a estudar por conta própria a fisiologia humana, desenvolvendo séries de exercícios que visavam tonificar os músculos, melhorar a postura e a respiração e fortalecer a estrutura óssea.

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Baseando-se em técnicas iogues e de postura de diversos exercícios, Joseph Pilates criou diversos movimentos e equipamentos que tornaram os exercícios, que levam o sobrenome do seu criador, perfeitos para dançarinos e atletas que desejam alongar-se e tonificar o corpo de forma segura e saudável.

 Como emagrecer com Pilates

  • A queima calórica das sessões de Pilates, principalmente a versão sem aparelhos específicos chamada Mat Pilates, são bastante significativas. Elas só não podem ser quantificadas em uma média pois cada corpo tem um ritmo.
  • O Pilates ajuda na criação e tonificação da massa muscular magra, que é metabolicamente mais ativa. Traduzindo: queima mais calorias.
  • A postura e o alinhamento do corpo de quem pratica o Pilates melhoram significativamente, e isso ajuda a pessoa a parecer mais magro além de ser mais esbelto.
  • Os exercícios também promovem uma melhora na atividade respiratória, e a troca mais eficiente de oxigênio promove maior queima de calorias.
  • O Pilates pode ser um complemento aos exercícios aeróbicos, graças a todos os itens acima mencionados.

Quando pensar em praticar Pilates, faça-o em academias de confiança e com acompanhamento. Aproveite bem a lição do senhor Pilates e emagreça com saúde.

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