Como emagrecer com Yoga

A milenar prática da Yoga busca o balanço entre mente e corpo, por isso muitos usam os preceitos iogues para emagrecer, e com sucesso.

20 de dezembro de 2014 • Por Mariana, em Comportamento, Dicas e Dietas


É batata. Basta uma celebridade falar que alguma coisa emagrece e todos procuram a tal coisa avidamente. E não há famoso que em algum momento passe a alardear algo como emagrecer com Yoga.

A milenar prática postural indiana vive entrando em voga em academias, espaços de meditação e afins quando a palavra “emagrecer” junta-se à “Yoga”. Devagar com o andor, pois Shiva é de cristal; conheça e depois descubra como emagrecer com a Yoga.

O que é e para que serve a Yoga?

A Yoga é uma prática postural de meditação hindu, que tem por objetivo inicial manter o corpo em uma posição que deixe a mente livre e equilibrada.

As diversas posições, chamadas de asanas, são carregadas de significado, mas no ocidente a Yoga presta-se principalmente como exercício.

E como emagrecer com a Yoga?

A Yoga busca, literal e figurativamente, o equilíbrio. O equilíbrio corporal é a parte visível da prática e ela leva a outras facetas deste controle além do postural.

carregando…

  • A vertente mais “animadinha” da Yoga, a Power Yoga – que usa os asanas para fazer o corpo se movimentar ao invés de manter a mesma posição – é capaz de fazer a pessoa eliminar entre 300 e 500 calorias por sessão, dependendo do condicionamento físico de quem a pratica.
  • Mesmo a tradicional Hatha Yoga, que une a posição fixa e a meditação, faz um estrago considerável nas calorias excedentes: dá para gastar até 250 calorias.
  • Contudo, não são as calorias perdidas que fazem você emagrecer com a Yoga. Quando a pessoa se esforça para manter a posição sugerida pelo professor, também está trabalhando a respiração correta, a postura adequada e o estímulo à produção de hormônios pela tireoide.
  • O resultado desta combinação é a eliminação de um sentimento que sabota qualquer dieta: a ansiedade. Quando capturamos o ar pausadamente, dando tempo para que o ciclo de respiração complete sua jornada em nosso organismo, eliminamos os principais vetores do estresse e da ansiedade durante a expiração.
  • Professores de Yoga garantem que a tireoide recebe estímulos que a fazem trabalhar com maior eficácia quando fazemos certos asanas.

Sim, é possível eliminar peso usando a Yoga como alavanca, porque sua prática ataca duas frentes conhecidas de engorda: a queima de energia e o desejo de comer mesmo sem fome

Quando o equilíbrio é alcançado, torna-se mais fácil eliminar o excesso de calorias e manter o peso.ideal. O Pilates, outra técnica estrelada, usa diversas técnicas iogues é é tão eficente quanto a Yoga.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!