Como emagrecer ganhando massa muscular

A musculação não serve apenas como arma para definição de marombeiros; pode ser aliada do bem estar e para emagrecer se feita com critério.

07 de junho de 2014 • Por Mariana, em Comportamento, Dicas e Dietas


Você conseguiu perder peso seguindo uma dieta balanceada e deixando de lado o sedentarismo, e isso é ótimo. Contudo, cada conquista traz embutida uma nova preocupação e ela vem embalada em uma pergunta pertinente: como emagrecer ganhando massa muscular?

Afinal, nem toda gordura transforma-se em músculo simplesmente porque você quer que isso aconteça. É preciso uma dose extra de dedicação para transformar o que é flácido em massa magra e bem desenvolvida. Selecionei algumas dicas coletadas aqui e ali graças à minha sempre agitada curiosidade.


Massa muscular e musculação

Exercícios aeróbicos, como pedalar e caminhar, consomem muitas calorias excedentes e são ótimos papa-gorduras, mas não definem os músculos que tendem a ficar flácidos por conta da perda da camada adiposa.

É preciso entrar de sola numa atividade física que muitos teimam em ligar aos marombeiros mas é imprescindível para definir o corpo: a musculação.

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A musculação é o exercício de fortalecimento e definição por excelência. Séries de exercícios devidamente acompanhados por profissionais fortalecem a massa muscular, ligamentos, tendões, articulações e ossos. Não basta apenas levantar pesos sem critério, mas fazer com que isso condicione todo o corpo e o deixe chapado e torneado.


Emagrecer ganhando massa muscular

  • O primeiro passo é fazer uma avaliação física para determinar seu nível de condicionamento. Os exercícios precisam se adaptar a você e não o contrário.
  • Continue e reforce os exercícios aeróbicos com os quais você perdeu peso e combine-os com musculação e exercícios de alongamento (muitos praticam yoga e pilates depois de uma série de repetições).
  • Se seu objetivo é “sarar” o corpo, não há outra alternativa senão a dedicação. Pegue as dançarinas de Carnaval, por exemplo: aquele corpo escultural não foi uma obra divina, e sim fruto de musculação feita de cinco a seis vezes por semana. O resultado é massa muscular digna de atleta, combinado a um aumento do metabolismo que impede o acúmulo indesejável de gordura.
  • Faça diversos tipos de musculação para que o organismo não se habitue aos mesmos mecanismos.E muna-se de paciência, pois o ganho de massa muscular precisa obedecer o seu ritmo e não as imposições da moda ou da sociedade.
  • Mantenha a dieta de sucesso, acrescentando apenas o que o treinador achar necessário para que o organismo mantenha-se numa espiral ascendente rumo ao corpo malhado. Beba muito líquido, principalmente água. Use repositores de eletrólitos (os chamados isotônicos) com cautela, pois eles podem sobrecarregar os rins se tomados em excesso.
  • E claro, durma de forma adequada. O sono precisa ser repousante e relaxante.

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