Como emagrecer jogando Wii ou Kinect

De túmulo do sedentário a auxiliar na perda de peso. Conheça um pouco mais as tecnologias que permitem o uso de movimentos corporais para jogar videogame: Wii w Kinect.

09 de setembro de 2013 • Por Mariana, em Comportamento, Destaques


Há muito tempo, os videogames eram considerados os responsáveis pelo sedentarismo de toda uma geração. Crianças preferiam ficar horas com um joystick na mão a brincar na rua ou na quadra com as tradicionais bolas, bonecas e bicicletas. Durante décadas, as principais empresas do setor desenvolveram tecnologias que fossem capazes de fazer o jogador se movimentar para executar um movimento virtual em jogos.

Hoje, Nintendo e Microsoft podem afirmar sem medo de errar: é possível emagrecer jogando Wii ou Kinect, graças aos sensores de movimento de cada um destes consoles. E se antes eu duvidava disso, hoje queimo calorias feliz da vida com meus filhos e sobrinhos!


Como emagrecer jogando Wii

  • O Nintendo Wii desenvolveu o chamado Wii Remote, o principal controle do console. Com ele, os comandos dados ao jogo precisam ser feitos com movimentos de braço e corpo que se assemelham aos feitos por esportes como tênis e corrida. Por conta da movimentação causada por um jogo específico, o WiiSports, calculou-se que é possível gastar uma média de 90 calorias em 15 minutos de atividade.
  • Já com o Wii Fit, jogo interativo desenvolvido para simular exercícios, é tão eficiente em sua meta de fazer o jogador praticar atividades físicas que algumas renomadas clínicas de fisioterapias usam o Wii Fit em seus programas de movimentos. A plataforma que é o “controle” do jogo calcula o índice de massa corpórea e permite diversas atividades que ajudam a emagrecer jogando: ioga, treinamentos muscular e aeróbico e jogos de equilíbrio.


carregando…

Como emagrecer usando Kinect

  • Com o Kinect, acessório do Xbox 360, todo o corpo do jogador transforma-se em controle. O Kinect é um sensor de movimento que capta o jogador como um todo e o “transporta” para o controle de um avatar (a versão virtual da pessoa) ou de um aparelho específico.
  • Quando o Kinect detecta o jogador, ele terá que se movimentar para avançar e pontuar. Seja pulando, movimentando os braços como se estivesse socando, jogando tênis ou boliche ou dançando, o jogo só irá para a próxima fase se o jogador suar a camisa, literalmente.
  • Jogos como o Kinect Sports e seus movimentos de simulação de corrida, tênis de mesa e pulo podem proporcionar uma gasto calórico médio de 70 calorias em 15 minutos.

É óbvio que uma sessão virtual de exercícios não substituirá sessões profissionais de academias de ginástica, e nem é essa a intenção; o principal objetivo dos consoles de videogames é eliminar de vez a pecha de “criadores de sedentários” dos jogos e, por que não, emagrecer jogando Wii ou Kinect.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!