Como emagrecer na terceira idade

Chegar à terceira idade é mais fácil, mas os problemas decorrentes precisam ser devidamente quantificados, como a obesidade. Pequenas dicas para emagrecer e melhorar a qualidade de vida de quem tem mais de 60 anos podem ajudar.

24 de agosto de 2014 • Por Mariana, em Comportamento


Durante a juventude de nosso organismo, o nosso metabolismo processa mais rapidamente o que consumimos e transforma mais facilmente o alimento em energia.

À medida em que os anos passam e começamos a envelhecer, a musculatura torna-se mais enrijecida, perdendo massa e movimento e trocando tudo isso por gordura.

Por conta destes fatores de saúde é preciso saber como emagrecer na terceira idade sem deixar de lado as evidentes limitações que o passar dos anos nos dão.


A terceira idade e a obesidade

Embora a terceira idade traga uma natural propensão à perda de peso graças à diminuição da massa muscular, o metabolismo desacelerado desta faixa etária faz com que qualquer excesso transforme-se em em acúmulo de gordura.

E se antes dos sessenta anos a obesidade é um problema de saúde pública, ela pode comprometer seriamente a qualidade de vida na terceira idade. A gordura acumula-se sob a pele, comprometendo a circulação e o bom funcionamento dos órgãos.

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Como se não bastasse, o aumento de peso provoca sobrecarga nas articulações que já sofrem com o desgaste natural da passagem do tempo, causando bursites, tendinites e diversas inflamações.

O risco de diabetes e de doenças cardiovasculares aumenta exponencialmente, e o sedentarismo causado pelo desconforto causado pelas dores advindas do ganho de peso só piora a situação.


Como emagrecer na terceira idade

  • Não perca o hábito de caminhar ou de pedalar. Exercícios aeróbicos são perfeitos para manter a resistência e o fôlego em dia.
  • Acrescente musculação e exercícios de resistência muscular, como o pilates, ao seu dia a dia. Estas atividades mantém a massa muscular firme, os ossos fortes e ajuda inclusive na concentração e no combate à depressão, tão comum na terceira idade.
  • Tenha cuidados especiais com a alimentação na terceira idade. Aumentar as porções de verduras, frutas e legumes nas refeições, diminuir o consumo de comidas pesadas antes de dormir e evitar doces e guloseimas ajudam a emagrecer e a manter a saúde em dia.

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