Como emagrecer rápido

O sonho de todas é eliminar os quilos extras rapidamente e sem muitos sacrifícios. Existe uma maneira segura de conseguir esse objetivo?

07 de março de 2015 • Por Mariana, em Dicas e Dietas


Quem quer emagrecer normalmente quer emagrecer rápido. Embora tudo seja muito relativo, é fato que a maioria das pessoas espera encontrar uma dieta milagrosa, um remédio de outro mundo, uma pílula que quando ingerida faça a pessoa secar como quem esvazia um balão.

É claro que isso não existe, e acreditar nesse tipo de promessa pode ser um tanto quanto perigoso.Dependendo do peso em que a pessoa esteja, pode ser mais fácil ou nem tanto perder peso.

Regra geral, quando se muda a dieta para algo mais restritivo, nos casos de pessoas com o IMC bastante alto, a primeira semana implica uma grande perda de peso, por conta da desidratação que o organismo experimenta.

Contudo, logo na segunda semana, mesmo mantendo-se todas as restrições, a tendência é não perder e até ganhar algum peso (o organismo entende a dieta restritiva como privação, e passa a fazer acúmulos para o período de miséria que se aproxima).

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Algumas maneiras de acelerar o emagrecimento

  • Não passe fome. O organismo vai reagir armazenando gordura porque interpreta a falta de comida como escassez (como a oriunda do inverno nas savanas, berço histórico da civilização). De três em três horas coma uma fruta, uma barrinha de cereais, uma (uma mesmo) bolachinha integral.
  • Beba muita água. Além de hidratar o corpo, importantíssimo para a saúde de maneira geral, água dá sensação de saciedade. Dois copos de água pouco antes do almoço vão fazer você reduzir à metade a quantidade de comida no estômago.
  • Evite alimentos gordurosos (óbvio).
  • Evite açúcar. Se não puder resistir à vontade de comer um doce, coma uma fruta (menos abacate, manga, uva — são frutas muito calóricas).
  • Diminua ao máximo o consumo de arroz e pão branco.
  • Diminua o consumo de carne vermelha. Dê preferência ao peixe.
  • O café da manhã deve ser sua refeição principal, com frutas, queijo, iogurte, leite, cereais.
  • No almoço, faça um prato bem colorido de saladas, e complemente com um bife de carne magra, ou frango grelhado sem pele, ou peixe.
  • No jantar, tome uma sopa de vegetais. Não consuma sopas prontas, pois elas têm excesso de sódio que acabam fazendo mal à saúde.
  • Se ir para a academia estiver mesmo fora de cogitação, troque o elevador pela escada, o ônibus pela caminhada ou pela bicicleta.

Em resumo, não existe milagre para emagrecer rápido, principalmente porque isso poderia ter consequências graves para o organismo. Entretanto, reeducação alimentar é a chave para manter o peso ideal, depois de conquistá-lo.

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