Como emagrecer tomando anticoncepcional

Os medicamentos anticoncepcionais são uma conquista, e toda conquista tem um preço. Um deles é a possibilidade de ganho de peso. Saiba como evitar isso sem deixar de tomar sua pílula.

17 de fevereiro de 2017 • Por Mariana, em Medicamentos


Uma das maiores conquistas femininas foi a criação da pílula anticoncepcional na década de 1950. Graças a esta combinação de hormônios sintéticos, uma mulher pode optar em ter ou não filhos sem que a sorte e a boa vontade do parceiro estejam envolvidas na equação.

É claro que toda conquista tem um preço a ser pago; um destes “custos” é a possibilidade de engordar ao tomar a pílula por longos períodos, mas já se sabe como emagrecer tomando anticoncepcional, e não há sustos nem pegadinhas (agora estou parecendo locutora de comercial de telefones celulares…) envolvidos no processo.

 

O anticoncepcional e o aumento de peso

Algumas mulheres não conseguem absorver bem o aporte extra de hormônios presentes na pílula anticoncepcional.

Basicamente, a pílula é uma combinação de estrogênios e progesterona sintéticos que inibem a ovulação e o espessamento do endométrio – foi o que o meu ginecologista disse.

Por isso algumas mulheres podem, em alguns casos, ganhar peso extra graças ao acúmulo ou de gordura ou de água no organismo.

carregando…

Porém, esse ganho de peso não acontece por milagre. As mudanças hormonais podem vir a causar mudanças comportamentais que potencializarão o aumento de peso, como o maior consumo de gorduras e açúcares e uma tendência ao sedentarismo (eu poderia dizer “aquela preguiça que dá na gente”, mas posso ser mal interpretada…).

Como emagrecer tomando anticoncepcional

  • Primeiramente, NÃO DEIXE DE TOMAR SUA PÍLULA, a não ser que você deseje engravidar.
  • Durante os 21 dias, tome muito líquido e consuma alimentos com bastante concentração de água, principalmente frutas como melancia e abacaxi. Isso evitará a retenção de líquidos.
  • Não deixe de praticar suas atividades físicas. Se o anticoncepcional estimula o ganho de peso, elimine-o  botando seu corpo para mexer.
  • Esqueça a caixa de chocolates a as coxinhas durante a TPM. Depois fica fácil culpar a pílula pelo seu ganho de peso.
  • A famosa TPM pode ser combatida fazendo com que o corpo produza endorfina e outros neurotransmissores. Além de ajudar a eliminar peso, o exercício ajuda a liberar endorfina, o hormônio do prazer.
  • Consuma alimentos que auxiliem a síntese de serotonina, dopamina e noradrenalina. Já falamos muito sobre isso aqui no blog.

Considerações finais

Não se esqueça do mais importante: medicamentos anticoncepcionais são um acréscimo de hormônios, e todos sabemos que mexer com nosso sistema hormonal causa diversos efeitos no organismo. O mais esperado, evidentemente, é o controle sobre a natalidade, mas há outros, como o eventual ganho de peso.

Por isso, nunca despreze as consultas ginecológicas de rotina. O ginecologista está preparado para dar a melhor orientação, inclusive nutricional e comportamental. Cuide bem de você mesma.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

6 comentários

  • Isnaine Pereira • 15/03/2017

    Qualquer anticoncepcional que tomo emagreço oque devo fazer ?

    Responder
  • Miriam • 21/02/2017

    Gostaria de saber se a injeção Cyclofemina engorda. Pesquisei na bula algumas informações mas não achei sobre isso. Vocês podem me ajudar?

    Responder
    • Mariana • 10/03/2017

      Você deve perguntar ao seu ginecologista, amor. Ele é quem tem teus exames clínicos e pode te dar qualquer previsão dos efeitos colaterais do medicamento no seu organismo.

      Responder
  • Juceila • 13/10/2016

    Ola boa tarde, hoje fui à consulta e o médico me recomendou o uso do anel vaginal, em vez da pílula pq esquecia mt, e não gosto mt!
    Será que engorda o uso do anel vaginal?
    Coloquei logo hoje o Anel, sabendo que deveria colocar no primeiro dia da minha menstruação, sabendo que ultimo dia foi dia 4 desse mês, faz mal? Vai ter efeito? Ajudas please 🙂

    Responder
  • Erica • 28/06/2016

    Olha Boa noite meu nome é Erica tomo anticoncepcional injetável a 3 anos e estou engordado muito o que devo fazer?

    Responder
    • Mariana • 05/07/2016

      Você deve conversar com seu/sua ginecologista. Não tem como saber o que está acontecendo sem fazer exames e acompanhamento clínico.

      Responder

Deixe seu comentário!