Como não abandonar a dieta?

Abandonar a dieta é uma das grandes tentações modernas. A sedução dos alimentos calóricos também precisa ser vencida. Conheça algumas pequenas dicas.

Começar uma dieta é fácil, e as segundas-feiras vivem sendo o famoso “primeiro dia” de várias. O grande problema é mantê-la no dia a dia. Abandonar um regime também é simples, talvez ainda mais, graças principalmente ao ambiente que nos rodeia.

A manutenção de uma dieta saudável sem que nos tornemos “a chata do bufê” é uma questão de disciplina interna associada a pequenos macetes comportamentais. O regime cumpre seu intento, ninguém nos exclui dos programas com amigos por conta disso e a sombra da chatice não paira sobre nós.

Dicas para não abandonar a dieta

  • Escolha uma dieta de fácil realização e manutenção – O que não faltam são regimes nesse mundo. Desde as modas espalhadas por celebridades até as simplesmente malucas, a miríade de cardápios é enorme. A primeira dica é: CONSULTE UM NUTRICIONISTA, de preferência um profissional que prefira saber seus hábitos alimentares e os adapte.
  • Não conte calorias – Uma das maiores neuras de quem começa uma dieta é saber o valor calórico de qualquer alimento. Use o conselho de todo nutricionista sério: gaste mais calorias do que consome. Assim, as refeições serão apenas espaço de nutrição e prazer e os exercícios, parte da rotina.
  • Saiba o que você come – Ler os rótulos dos alimentos é crucial. Saber quais são os níveis de sódio, açúcar e gordura é importante, mas conheça também os aditivos, corantes e conservadores usados. Se possível, prefira produtos in natura.
  • Nunca vá com fome a lugar algum – A fome é uma péssima conselheira. Ir ao restaurante ou à happy hour faminta fará com que aquela coxinha frita ou aquele molho nadando em gordura se transforme em uma tentação irresistível. O mesmo vale para festas e confraternizações gerais.
  • Beba água – Muitas de nós confundem as sensações básicas. O popular “vazio do estômago” pode ser confundido com fome. Experimente beber água ao invés de beliscar algo, principalmente se essa pretensa vontade de comer vier entre as refeições. Manter o corpo hidratado é um dos segredos para manter a fome sob controle.
  • Prepare petiscos saudáveis – Essa é uma dica antiga mas eficaz. Deixe sempre à mão frutas, prepare palitos de legumes de fácil consumo, como cenoura ou pepinos. Se quiser ser prática, escolha criteriosamente as famosas barras de cereais industrializadas e limite seu consumo ao mínimo possível.
  • Não se preocupe com o que pensam sobre você – Ok, essa é uma tarefa complicada, mas não irrealizável. Quando não nos tornamos fundamentalistas dietéticas e conseguimos manter um regime benéfico, podemos manter a dieta em paz. Peça seus pratos leves em paz, evite as bebidas alcoólicas (uma fonte de calorias vazias facilmente evitável) e mantenha o foco. Garanto que todos irão respeitar sua dieta sem questionamentos.
  • Leve seu lanche – Jamais caia na armadilha da falta de tempo. Leve sempre sua lancheirinha com sua merenda (e se você, assim como eu, for chamada de “Maria marmita”, dê uma deliciosa mordida no seu lanche e sorria) e fuja das vitrines das padarias.
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