Como os lutadores conseguem perder peso

A balança também é inimiga dos lutadores profissionais, mas eles sempre conseguem vencer essa batalha inglória, uma luta por vez. Saiba como.

24 de março de 2015 • Por Mariana, em Comportamento, Destaques


Lutadores profissionais, como os do MMA, lutam contra a balança sempre que chega o dia do combate. Um dia antes da luta os organizadores fazem a pesagem dos atletas para verificação do peso máximo permitido à categoria ao qual o lutador pertence.

Geralmente, eles sempre estão dentro do peso permitido, o que faz muita gente perguntar como os lutadores conseguem perder peso tão rapidamente, mesmo com tanta massa muscular.


A exigência do peso máximo por categoria

Os lutadores de MMA são classificados em categorias de pesos (assim como o boxe, hoje relegado a segundo plano) e são rigorosamente aferidos no dia anterior ao combate em um evento público. As categorias são:

  • Mosca – entre 52,1 kg e 56,6 kg;
  • Galo – entre 56,7 e 61,2 kg;
  • Pena – entre 61,3 kg e 65,7 kg;
  • Leve – entre 65,8 kg e 70,3 kg;
  • Meio-médio – entre 70,4 kg e 77,1 kg;
  • Médio – entre 77,2 kg e 83,9 kg;
  • Meio pesado – entre 83,9 kg e 92,9 kg;
  • Pesado – entre 93 kg e 120,2 kg.

Contudo, a rotina de treinamentos e reposição muscular feita através de alimentação e suplementação vitamínica faz com que os lutadores adquiram pelo menos 10 quilos a mais acima da categoria em que eles lutam e disputam seus cinturões.

Por isso mesmo, entre sete e dez dias antes da pesagem oficial os lutadores começam uma rotina quase abnegada para perder esses mesmos 10 quilos. E eles conseguem!


carregando…

A perda de peso dos lutadores em poucos dias

Por mais que pareça propaganda de algum produto milagroso de emagrecimentos, os lutadores conseguem perder peso graças a uma sucessão de fatores e atitudes que só profissionais de MMA e demais lutadores podem se dar ao luxo de ter e de seguir.

  • A rotina dura de treinamentos diários tornam os lutadores verdadeiras máquinas de queimar calorias. Sua massa muscular extremamente desenvolvida favorece o rápido metabolismo de quaisquer elementos engordativos que ousem entrar naqueles corpos.
  • Dietas rigorosíssimas dez dias antes da pesagem, hipocalóricas ao extremo para um lutador de alto desempenho. Geralmente são três refeições com porções minúsculas de carboidratos, proteína e quase nada de gordura, aliados a treinos aeróbicos e técnicos.
  • Por último, total desidratação um dia antes da pesagem. Isso mesmo: nada, absolutamente nada de líquido é ingerido. Pior: o que resta de líquido no corpo e sumariamente retirado em sessões de sauna e imersões em banheiras quentes.

É evidente que tamanhas privações causem alguns efeitos indesejados, como aumento do estresse e perda momentânea da imunidade, além de acessos de mau humor, febres e doenças inflamatórias.

Por isso todo o processo é acompanhado de perto por nutricionistas e fisiologistas, já que as perdas não são recuperadas de um dia para outro.

Se você não entendeu o recado, serei mais clara: se você não for lutadora de MMA, NÃO FAÇA ISSO.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!