Como perder calorias

A caloria é um dos sistemas de medida mais temidos e desconhecidos existentes. Saber o que é caloria é necessário antes de de querer eliminá-la sem correr riscos de saúde.

22 de abril de 2014 • Por Mariana, em Comportamento


Desde que esse blog foi criado, as leitoras perguntam como perder calorias com eficácia e eficiência.

Minha tradicional resposta “depende de quantas calorias você quer perder” é genérica demais para quem quer dar informações com o mínimo de precisão.

Antes de tentarmos ir ao cerne  do assunto, vamos começar respondendo uma pergunta óbvia demais para ser ignorada.


O que é caloria?

Caloria é a unidade de medida de energia que faz um quilo de água (cerca de um litro) subir de 14,5 graus Celsius (ºC) para 15,5 ºC, transformando-a em energia necessária para que o nosso organismo possa respirar, digerir, pensar, viver enfim.

O que chamamos de caloria na verdade é quilocaloria (kcal). Por exemplo, se dizemos que um alimento tem 100 calorias, o correto seria dizer 100 kcal ou 100.000 calorias, mas para efeitos de simplificação usa-se apenas caloria.


carregando…

Como perder calorias?

Para perder calorias não há segredo. Há uma certa dificuldade em seguir determinados axiomas, mas basicamente é preciso tomar algumas atitudes aparentemente simples:

  • Gaste mais calorias do que se consome. A maneira mais segura e clinicamente correta para fazer isso é seguindo dietas idôneas;
  • Pratique exercícios que queimem uma quantidade considerável de calorias por hora praticada e aumentem a taxa metabólica, fazendo com que seu corpo possa eliminar o peso excedente de forma contínua e saudável, preferivelmente transformando gordura em massa muscular magra, que gasta mais calorias;
  • Consuma alimentos e bebidas que não acumulem gorduras desnecessárias.
  • Tome cuidado com as taxas de açúcar no sangue. Quanto maior o nível glicêmico, mais insulina é produzida e maior o acúmulo de gordura.


Que atividades físicas ajudam a perder calorias?

Como eu disse acima – e não há nada de poético no que foi dito, apesar de ficar bonito em uma frase – , viver queima calorias. Mas é preciso ajudar a vida dando a ela pernas e braços para se movimentar Veja o gasto calórico por hora praticada das atividades físicas mais comuns:

  • Correr: 800 calorias.
  • Nadar: 500 calorias.
  • Pedalar: 450 calorias.
  • Subir e descer escadas: 670 calorias.
  • Jogar tênis: 500 calorias.
  • Dançar: média de 400 calorias.

Praticar atividades físicas é uma atitude saudável para perder calorias, mas antes de começar qualquer tipo de treinamento, recomenda-se fazer testes físicos e ergonômicos antes para evitar lesões e descobrir eventuais problemas cardíacos e/ou pulmonares.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!