Como perder peso após gestação (ou após o parto)

Ter um filho é uma experiência maravilhosa, e nem mesmo os quilos a mais ganhos durante a gestação devem ser parte de um problema que se resume à estética.

28 de julho de 2014 • Por Mariana, em Assuntos Diversos, Comportamento


Ser mãe, com o perdão do clichê, é uma experiência única. Ser o receptáculo de uma nova vida é provavelmente o papel mais importante de uma mulher na vida (pelo menos foi assim para mim).Nada durante a gravidez é gratuito, nem o ganho de peso; é preciso fornecer ao bebê alimento e conforto durante a gestação.

Acontece que, após os nove meses, a maioria de nós quer saber como perder peso após a gestação. Após o parto, muitas entram em uma busca quase neurótica pela antiga boa forma e por isso algumas dicas são providenciais; busquei várias delas durante minha gestação e ao longo da minha vida.


Quanto tempo após o parto podemos pensar em perder peso?

Perder peso após a gestação não deve ser a principal preocupação de uma mãe, por mais pressão que a sociedade faça para que isso aconteça.

Lembre-se que a amamentação é uma responsabilidade da qual não se pode escapar, e um corpo ainda “cheinho” após o parto faz parte da qualidade do leite que uma mãe fornece ao filho.

Dê ao corpo uma trégua de um ano para que a perda de peso seja gradual e saudável. Os hormônios precisam entrar em um acordo com seu novo estado após o parto.

carregando…


O que fazer após o parto para perder peso com saúde?

  • Não faça dietas malucas ou restritivas. Durante esse “ano sabático hormonal” ingira um pouco mais de calorias do que o recomendado – cerca de 1900 – mas sempre de maneira saudável. Proteínas, carboidratos complexos, fibras, queijos, frutas, legumes e verduras devem fazer parte do cardápio. Siga as orientações de uma nutricionista.
  • Amamente seu filho. O ato de amamentar é certeza de saúde para a criança e faz você gastar calorias além de ser um momento delicioso na relação entre mãe e filho.
  • Exercícios físicos, só depois que o médico liberar, e mesmo assim, restrito a caminhadas compassadas, pedaladas tranquilas e movimentos suaves. Não queira partir para a academia feito uma maratonista.

Se ainda assim a pressão para voltar ao corpo de antes chegar às raias do insuportável, tome duas atitudes. Primeira: lembre-se do que Ivete Sangalo fez após o nascimento de seu filho Marcelo. Ciente da exigência física que seus shows impõem, Ivete não se fez de rogada: fez as primeiras aparições públicas com os quilos a mais adquiridos durante a gestação sem neuras, preocupada apenas em manter-se bem.

A segunda atitude? Troque de amigas.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!