Como queimar calorias

O termo “perder calorias” é uma espécie de armadilha semântica pregada pelo nosso cérebro; quem quer emagrecer de forma saudável e permanente deve aprender a queimar calorias. Algumas dicas simples e eficazes podem ajudá-la nesse intento

12 de junho de 2013 • Por Mariana, em Dicas e Dietas


Todo mundo sabe que para emagrecer é necessário queimar calorias, embora as pessoas acham que precisam perder calorias para emagrecer. Pode parecer besteira, uma simples questão de escolha de palavras, entretanto do ponto de vista do cérebro (ou do inconsciente) é preferível que você queime calorias em vez de perdê-las, porque se você perder alguma coisa, vai ficar com o sentimento (ou a sensação) de que precisará fazer a reposição,  e quem emagrece quer permanecer magro, e não voltar a engordar.

A boa notícia é que para queimar calorias (lembre-se: não é perder calorias) você só precisa estar vivo! Para manter o corpo funcionando o organismo precisa de energia (calorias são energia, em resumo), como se fosse uma usina ou uma fábrica. Para manter o sangue circulando, o coração batendo, as pálpebras piscando, os pulmões respirando, e tudo o mais, será necessária uma determinada quantidade de calorias diariamente (é o que se chama de metabolismo basal). Se você consumir menos calorias que as necessárias para a manutenção do metabolismo basal, então você estará em franco processo de emagrecimento sem necessitar de exercícios físicos explícitos.

Entretanto, para emagrecer um quilo o corpo precisa deixar de consumir 7000 calorias (o metabolismo basal fica em torno de 1.200 calorias por dia), ou seja, o processo de emagrecimento não será rápido (para desespero dos que precisam emagrecer urgente).

Mas o metabolismo pode ser acelerado, principalmente incluindo atividade física nos hábitos de vida da pessoa. Não só exercícios como esteira, musculação ou corrida, mas também atividades simples como ir andando para o trabalho, trocar o elevador pela escada (sem exageros: ninguém precisa subir cinco andares de escada, mas descer uns três não vai sacrificar ninguém e vai fazer bem para a saúde como um todo), fazer faxina, dançar (mas nada de reidratar com cerveja, o negócio é beber água mesmo), e tudo o mais que você possa imaginar.

Há também quem apele para substâncias termogênicas, que normalmente se apresentam em chá, cuja função é acelerar o metabolismo aumentando a temperatura do corpo.

Existem alguns truques que as pessoas acreditam que funciona, como beber meio litro de água gelada em jejum: acredita-se que a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura dessa água à do corpo seja suficiente para compensar as calorias de um café da manhã equilibrado (o que, particularmente, acho um exagero).

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Seja como for, atividade física é fundamental para queimar calorias, e se você ingerir menos calorias do que gasta fatalmente estará em processo de emagrecimento.

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