Como queimar mais gordura

Mudando os padrões de alimentação, é possível queimar gorduras sem aumentar os exercícios?

05 de janeiro de 2017 • Por Mariana, em Alimentos, Fitness


Dietas, exercícios e mudanças de hábitos têm um objetivo muito claro para qualquer pessoa: queimar gorduras. Contudo, mesmo a mais voraz frequentadora de academia gostaria de saber sé há alguma maneira de eliminar calorias sem fazer ainda mais exercício.

Buscando uma resposta para essa pergunta, um médico inglês realizou uma pesquisa envolvendo a sincronia entre atividades físicas e e mudanças de hábitos alimentares, utilizando com maior eficiência os carboidratos ingeridos e as gorduras acumuladas, estudando também as diferenças metabólicas entre homens e mulheres nesse processo.

O que se sabia até então

Num primeiro momento, revelou-se que quando homens saudáveis e jovens consomem carboidratos antes do exercício, isso diminui a velocidade da gordura queimada em repouso. Já com as mulheres acontecia o contrário: o gasto energético durante o descanso pós-treino era maior quando elas se alimentavam de carboidratos antes das atividades físicas.

Colocando o experimento em prática

O médico formou um grupo de controle com 30 pessoas, sendo 13 homens e 17 mulheres. Eles começaram a praticar exercícios com alta intensidade e gasto calórico (dança, spinning e sequências retiradas do crossfit) três vezes por semana.

Todos os voluntários tinham à disposição uma bebida para tomarem antes e outra depois dos treinos. Uma dessas garrafas era uma bebida sem calorias e outra, uma mistura de carboidratos mas nenhuma pessoa sabia o que estava tomando, só a equipe de retaguarda da pesquisa.

No começo foram aferidos quanta gordura essas pessoas queimavam em repouso, além de peso, circunferência abdominal e níveis de gordura e açúcar no sangue.

Ao final do experimento, constatou-se que as mulheres que consumiam carboidratos depois do exercícios queimavam mais gorduras em repouso do que as que tomavam o nutriente antes. Já com os homens, acontecia o contrário.

Conclusões e considerações finais

Os homens parecem obter mais energia dos carboidratos, por isso gastam as calorias do que foi ingerido imediatamente antes do treino, deixando as gorduras quietas. Quando o carboidrato é consumido depois, o corpo leva a energia para os músculos e consomem a gordura acumulada.

Já as mulheres tendem a queimar mais gorduras e reter melhor o carboidrato. Quando elas consomem carboidratos antes do treino, o nutriente serve para fortalecer os músculos e deixa a gordura ser queimada com maior intensidade depois do exercício.

Embora o estudo tenha sido feito com um pequeno grupo, podemos dizer que é possível queimar mais gordura sem aumentar a carga de atividades físicas apenas mudando rotinas de alimentação, principalmente quanto ao consumo de carboidratos. Consumir uma fonte de carboidrato pré-treino, de preferência complexo e com baixo índice glicêmico, pode ajudar a melhorar o gasto calórico em repouso.

Consulte seu médico.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.73
Total de Votos: 11

Como queimar mais gordura

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

O que você pensa disso? Vamos construir um debate!