Conquistar o corpo desejado

O corpo dos “sonhos” não é um milagre, mas resultado de esforço e determinação. Saiba quais as atitudes mais adequadas para consegui-lo.

22 de janeiro de 2015 • Por Mariana, em Comportamento, Dicas e Dietas


Emagrecer é apenas o primeiro passo. Após a perda dos quilos extras que tanto a incomodava nasce um desejo de conquista: obter formas corpóreas agradáveis e tonificadas.

Infelizmente, muitas de nós ainda caem nos cantos de sereia de quem vende milagres em forma de cremes, alimentos e mesmo equipamentos que prometem o paraíso do corpo sarado com esforço mínimo.

Para conquistar o corpo desejado é preciso uma percepção consciente que não há vitória sem esforço. Saber que tipo de corpo se deseja é ainda mais importante para que não se busque uma meta inalcançável ao seu biotipo.

Preparando o corpo

Pessoas que se submetem à cirurgia bariátrica querem mais do que muitos conquistar o corpo desejado e para eles existe a alternativa do rearranjo do excesso de pele através de intenções de cirurgia plástica.

Além de não ser um procedimento barato, não basta apenas confiar suas formas ao bisturi e às cânulas da lipoaspiração; o paciente recém-operado precisa adaptar corpo e mente para manter-se com o tão sonhado corpo magro.

Os exercícios mais indicados

Existem séries de atividades físicas especialmente planejadas para os “reduzidos”, e elas necessitam do total comprometimento da pessoa.

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Aos que conseguiram reduzir pesos e medidas com dietas e exercícios, conquistar o corpo desejado pode até ter um estágio curto na mesa de de um cirurgião plástico.

Contudo, a tonificação e o fortalecimento da massa magra só serão alcançados de maneira efetiva através de exercícios aeróbicos e anaeróbicos específicos. Veja alguns exemplos.

  • Abdome: usa-se um misto de exercícios aeróbicos, como corrida e ciclismo que condicionam o corpo e aumentam a resistência pulmonar, com exercícios anaeróbicos. Os bons e velhos abdominais continuam sendo a primeira opção, mas exercícios isométricos como a prancha ou o uso do pilates tonificam e melhoram a postura.
  • Pernas: os músculos são por definição os mais exigidos, por isso podem suportar cargas de exercícios como o spinning, o step e mesmo o ciclismo praticado de forma mais incisiva.
  • Braços e antebraços: um dos maiores pesadelos entre as mulheres é o tríceps, o famoso “músculo do adeus”. A tonificação mais eficaz é obtida através da musculação. Levantamento de pesos, séries de movimentos específicos e hidratação são os principais ingredientes para que se conquiste músculos definidos.

Os métodos coadjuvantes de definição e tonificação – cremes, loções, massagens e intervenções cirúrgicas diversas – só funcionam em um corpo preparado para manter-se definido e tonificado.

Não existem soluções mágicas para conquistar o corpo desejado porque estamos falando do metabolismo de cada pessoa, que precisa ser sempre levado em consideração quando o assunto é emagrecimento. Antes de começar qualquer atividade física, procure seu médico.

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