CrossFit para emagrecer

Baseado no treinamento de policiais e forças especiais de segurança, o CrossFit reúne exercícios de alta performance que emagrecem, tonificam e condicionam.

O CrossFit foi criado nos Estados Unidos com um objetivo claro: aumentar exponencialmente o condicionamento físico de atletas de alta performance. Os exercícios desenvolvidos visam o aumento dos níveis metabólicos e o consequente incremento da resistência física, cardíaca e respiratória.

A carga das atividades do CrossFit é intensa; basta dizer que é possível queimar incríveis 400 calorias em 30 minutos em estágios avançados de treinamento. Emagrecer com a série de exercícios propostos é inevitável.

Fundamentos do CrossFit

Há um pequeno resquício filosófico no CrossFit que prega basicamente exercícios que são divididos em circuitos que possuem grande intensidade física, com intervalos muito curtos entre as atividades.

O tempo de descanso é mínimo nas sessões avançadas, mas o CrossFit pode ser ajustado às necessidades de condicionamento diversas. Existem programas específicos para idosos, adolescentes e até mesmo mulheres grávidas.

Uma das exigências para que se comece a praticar o CrossFit é a apresentação de um atestado médico que comprove o atual condicionamento físico e cardiorrespiratório da pessoa.

Exercícios básicos do CrossFit

Por  mais que as séries possam ser moldadas para agregar diversos tipos de condicionamento físico, há seis exercícios inescapáveis nos circuitos de CrossFit.

  • Pular corda – A velocidade do giro da corda pelo corpo tende a aumentar para que não haja acomodação sensorial.
  • Flexão de braço – Deitado de bruços no chão, os braços e a ponta dos pés sustentam o peso do corpo e apenas os cotovelos se dobram.
  • Agachamento avançado – Uma perna fica dobrada com o joelho no chão; a outra fica à frente do corpo, dobrada à frente. A alternância entre as pernas é feita a cada 20 segundos.
  • Tríceps no degrau – Apóia-se os braços em um suporte, ficando de costas para ele. O objetivo é agachar as nádegas mas sem chegar a tocar o chão com elas e sem flexionar os joelhos.
  • Agachamento com barra – Coloca-se a barra usando os ombros como suporte, por trás do pescoço. Agacha-se colocando uma das pernas à frente por determinado período de tempo. Alterna-se as pernas e repete-se o processo.
  • Escalador – Os braços sustentam o tronco e uma das pernas dobra-se na altura do peito enquanto a outra permanece esticada.

Considerações finais

As aulas de CrossFit tem sido muito procuradas tanto por atletas quanto por pessoas que desejam emagrecer e manter o peso, já que a atividade metabólica dos praticantes dessa modalidade de exercício sofre um aumento grande e reconhecido.

O condicionamento físico dos praticantes de CrossFit é uma das “joias da coroa” dos circuitos. Contudo, é preciso tomar todos os cuidados inerentes a qualquer atividade física.

É preciso que se faça uma intensa e criteriosa bateria de exames físicos e bioquímicos (os famosos exames de sangue) para determinar o nível inicial de treinos.

Quem possui quaisquer limitações físicas, como entorses, problemas nas articulações, respiratórias e cardíacas devem procurar outras formas de exercícios.

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