Cuidado com o excesso escondido de sal

Você sabe quanto sal está escondido nos alimentos que você consome?

Quem quer emagrecer e quem sofre de hipertensão sabe que precisa reduzir o consumo de sal. Quando a consciência chega ao preparo da comida feita em casa é mais fácil controlar o volume de sódio ingerido. Mas e quanto às refeições feitas fora, em restaurantes e lanchonetes?

Um estudo recente nos alertou sobre o sal escondido no que comemos sem nos apercebermos disso. Saber disso é de extrema importância para que a alimentação fora de nossa “área de controle” seja melhor aproveitada.

Quanto sal é recomendado consumir?

A recomendação é limitar a 2300 miligramas por dia de de sal, o que equivale a uma colher de chá. O sabor ao qual a maioria de nós se acostumou precisa ser modificado porque os perigos à saúde são muitos.

Quais os malefícios do excesso de sal?

O sódio em excesso faz o corpo reter água. Essa retenção aumenta a pressão do sangue nas veias e artérias, o que afeta coração, os já citados vasos sanguíneos, cérebro e rins.

O consumo excessivo de sal causa a hipertensão, a porta de entrada para os ataques cardíacos, derrames e problemas nos rins, principalmente a temida insuficiência renal.

Onde o sal se esconde?

Ele é o conservante alimentício mais barato e eficaz do mercado, e a indústria o usa sem dó. Nos temperos prontos, nos embutidos, nas bebidas gaseificadas, nos doces e em todos os produtos alimentícios industrializados.

Quem costuma almoçar ou jantar em alguns restaurantes e lanchonetes costuma consumir cerca de 650% mais sal do que deveria, segundo pesquisa feita pela escola de saúde pública da universidade de Harvard.

Como evitar o excesso de sal?

O que faz com que o sal seja popular ao nosso paladar é o sabor que ele nos proporciona. Apesar de agradável, ele nos ilude e nos faz sempre apostar naquela “pitadinha” a mais.

Por isso, a principal dica é reduzir ao máximo possível a troca da refeição caseira pela feita em restaurantes, lanchonetes e padarias.

Em casa, use e abuse de temperos saudáveis e que deem sabor que possa ser tão prazeroso quanto o sal. Cebola e alho, que ajudam e reduzir a hipertensão e o colesterol; salsinha e cebolinha, dupla que também é amiga do coração; alecrim, tomilho, hortelã, pimentas. Descubra com o que seu paladar mais se acostuma e abuse deles no dia a dia.

Exercite-se mais. A retenção de líquidos pode ser combatida com as atividades físicas, que promovem sudorese, que por sua vez dá sede e faz com que bebamos mais água, que nos ajuda a eliminar o excesso de líquidos.

Hipertensão não é brincadeira. Procure seu médico e siga as orientações dadas por ele.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.67
Total de Votos: 6

Cuidado com o excesso escondido de sal

Comente