De que incentivo você precisa para emagrecer?

Todos os dias milhares de pessoas clamam desesperadamente por ajuda e incentivo para emagrecer, mas esperam que os outros adivinham do que elas precisam, e falham em ser sinceras ao expor suas necessidades e desejos.

14 de fevereiro de 2014 • Por Mariana, em Comportamento


O assunto é espinhoso, e por várias vezes vi minha vontade de escrever sobre ele se esvair devido a questões como consideração com os leitores, e por saber que cada pessoa tem uma história, e que as chances de eu generalizar qualquer informação e com isso ferir muitas suscetibilidades é muito grande.

Screenshot_08_05_13_20_58

Revisando a correspondência atrasada encontrei uma mensagem antiga de uma leitora, a partir da qual vou tecer minhas considerações. Transcrevo com as devidas correções ortográficas

Meu maior sonho é emagrecer 10kg, mas tenho tireoide (sic) e tomo remédio. Agora com receita medica estou tomando sibutramina, mais gostaria de ter um cardápio e começar a caminhar. Gostaria de ter ajuda e incentivo. Obrigada … Uma Leitora

Em primeiro lugar, as pessoas devem achar que eu sou burra. Que médico receita sibutramina sem prescrever uma dieta para a pessoa? Sem dizer quais são os alimentos “proibidos”, e de quais ela pode abusar? Nenhum, eu digo, sem medo de errar. Se receitar um medicamento forte como a sibutramina e não prescrever dieta nem acompanhamento, não é médico, é carniceiro.

Em segundo lugar, eu não sei quem é esta pessoa, não sei da sua história, de como ela vive, de quais são suas dificuldades.

Como eu vou poder dar incentivo para emagrecer, ou para fazer qualquer coisa, sem nem saber quem é a pessoa? O máximo que posso fazer é usar as mesmas frases de efeito de sempre, mas que como sempre terão um efeito de milésimo de segundo, e então a pessoa voltará ao seu estado de falta de entusiasmo original, até chegar no próximo site ou blog e pedir desesperadamente por ajuda, que também não virá.

carregando…

Eu devo estar sendo absolutamente insensível a muitas pessoas que me procuram e me contatam, mas qualquer um que se ponha no meu lugar vai sentir o mesmo que eu: a pessoa não diz o que quer, ou do que precisa, num claro boicote (inconsciente, espero) ao seu próprio pedido de ajuda. Aí o outro fica sem saber o que responder, sem saber o que oferecer, e a pessoa sai do diálogo reforçando sua crença de que é vítima e que ninguém quer ajudá-la.

Se você precisa de incentivo para emagrecer, precisa encontrá-lo dentro de si. Pois este é o único incentivo que nunca vai abandonar a pessoa. Qualquer coisa que venha de fora pode ir embora, ser retirado ou anulado.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!