Dicas para baixar o colesterol

Não podemos simplesmente eliminar a gordura do cardápio para diminuir os níveis de colesterol. O que podemos fazer é tornar o consumo desse nutriente mais saudável e controlado.

30 de março de 2017 • Por Mariana, em Dicas e Dietas


O principal motivo pelo qual a obesidade é considerada uma epidemia é o potencial aumento dos níveis de colesterol na corrente sanguínea. O consumo descontrolado de alimentos gordurosos tende a aumentar a quantidade do chamado colesterol ruim (LDL, sigla em Inglês para “colesterol de alta densidade”).

Esse tipo de gordura se oxida e entope os vasos sanguíneos. Essa obstrução é chamada de arteriosclerose e pode causar infarto, trombose e derrames cerebrais. Seguindo simples dicas de como baixar o colesterol é possível eliminar essa potencial fonte de doenças graves. Acompanhe.

 

Consuma mais verduras e frutas

São alimentos com baixos ou inexistentes níveis de colesterol e que possuem nutrientes que favorecem a eliminação dos fatores de oxidação.

As mais importantes são as vitaminas A (carotenoides), C (ácido ascórbico, um dos mais poderosos antioxidantes naturais) e E (tocoferol, fundamental para a prevenção de problemas cardíacos e vasculares).

Elimine fontes alimentares com gorduras saturadas

Embutidos como linguiças e mortadelas, frituras e alimentos processados são ricos em gorduras hidrogenadas, reconhecidamente as mais danosas ao sistema cardíaco e circulatório.

Salgadinhos, sanduíches de redes de fast-food e petiscos devem ser consumidos com muita moderação ou eliminados da dieta, se possível.

Saiba quais gorduras fazem bem e aprenda a consumi-las

Não é possível eliminar as gorduras do cardápio porque vitaminas importantes ao metabolismo só agem quando dissolvidas nelas, como as vitaminas A, D e K.

Procure consumir carnes ricas em ácidos graxos saudáveis, como ômega 3 e ômega 6. Peixes e carnes magras grelhadas são excelentes fontes dessas gorduras boas.

Consuma alimentos funcionais

São alimentos aditivados de forma natural ou artificial com vitaminas, nutrientes e fibras com funções preventivas.

A aveia é um dos alimentos mais indicados para a prevenção da arteriosclerose graças às fibras solúveis que ajudam a manter os níveis de colesterol sob controle.

Legumes como a cenoura, o brócolis e o pimentão são considerados alimentos funcionais graças aos altos níveis de nutrientes.

Mexa-se

De nada adianta apenas consumir alimentos saudáveis sem que o excedente seja gasto. Caminhadas, pedaladas e demais exercícios ajudam o corpo a manter o metabolismo sempre ativo e pronto para gastar o excesso de gordura. Não deixe de fazer uma análise de condicionamento físico antes.

Algumas pessoas precisam de auxílio medicamentoso para manter os níveis de colesterol sob controle. Na maioria dos casos são as estatinas, e essa prescrição é sempre dada pelo médico.

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