Dieta da água

A dieta da água promete emagrecer incluindo o líquido nas refeições. Isso é possível?

A água, essencial à vida, é o ingrediente de uma dieta no mínimo inusitada. Por mais que pareça algo extraído de um site de dietas da moda, esse regime tem um certo respaldo científico.

A dieta da água e suas variantes possuem diversos sites na internet e páginas em revistas. Por isso vamos tentar simplificar seu conceito básico e as diversas versões desse regime.

Conceito básico da dieta da água

Ao contrário do que parece, a dieta da água não consiste em trocar uma ou várias refeições pelo líquido, o que seria temerário. Tudo começou com uma pesquisa feita em 2010, capitaneada pela professora estadunidense Brenda Davy, que leciona na no Departamento de de Nutrição Humana, Alimentos e Exercícios na Faculdade de Agricultura em Virgínia.

Na pesquisa, 48 pessoas entre 55 e 75 anos foram divididos em dois grupos: um deles tomaria dois copos de água antes das principais refeições e outro não os tomaria. Esse estudo durou 12 semanas.

Ao término do prazo, o grupo que tomou água antes de comer conseguiu perder cerca de 6 quilos de peso corporal. Já os que não beberam o líquido perderam 4 quilos.

Conclusões sobre a dieta da água

Aparentemente, o consumo de água antes das refeições aumenta a saciedade e faz com que as pessoas consumam menor quantidade de alimentos. A equação nesse caso é simples: menos fome significa menos comida ingerida, que leva à menor ingestão de calorias.

Os dois copos dessa dieta da água monitorada não são obrigatórios; para que os pesquisadores tivessem um padrão estabelecido, esse número de copos de água precisou ser determinado. Cada pessoa beberá a quantidade de água que sua sede permitirá antes das refeições.

É possível fazer essa dieta da água e emagrecer?

O sucesso dessa dieta é proporcional aos tipos de alimentos consumidos diariamente nas principais refeições (café da manhã, almoço e jantar). A saciedade fornecida pela água no organismo foi comprovada cientificamente, mas de nada adianta se as refeições não forem balanceadas e não houver inclusão de atividades físicas na rotina.

Variações da dieta da água

Dieta da água gelada – antes de comer ou quando sentir sede e/ou vazio no estômago durante o dia. tomar água gelada. A temperatura do líquido faz com que o corpo tente igualar os níveis de temperatura do corpo e da água, queimando calorias no processo.

Dieta da água morna – beber água a 36ºC antes de comer, segundo quem segue essa tradição vinda da medicina chinesa, mantém o estômago aquecido e isso diminui o apetite, além de auxiliar na digestão.

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