Dieta da clara de ovo

Dentre as dietas ditas “milagrosas”, poucas são tão restritivas quanto a que inclui claras de ovos em uma ração mínima. O que se pode dizer sobre essa invenção dietética?

15 de dezembro de 2014 • Por Mariana, em Destaques, Dicas e Dietas


Quando penso que nenhuma dieta milagrosa irá me surpreender em minha sempre fornida caixa de e-mails, eis que algumas leitoras me informam sobre uma certa dieta da clara do ovo para emagrecer rapidamente, usada por celebridades como Scheila Carvalho e Adriana Bombom.

O aparente sucesso da dieta da clara de ovo animaram uma nova leva de incautas a fazer essa dieta. Tudo bem que a ex-morena do Tchan alega ter perdido 15 quilos, mas vamos ter calma, nóis! O Português foi horrível mas você entendeu.


Como é a dieta da clara de ovo

Scheila Carvalho diz ter copiado a receita da dieta com Adriana Bombom, que por sua vez citou um não nomeado personal trainer.  Ou seja,  essa dieta começou muito bem! (E estou sendo irônica, caso não tenham notado) Veja os ingredientes e os princípios da dieta da clara de ovo:

  • Cem gramas de batata cozida, que poderia ser substituída por mandioca.
  • Claras de cinco ou seis ovos.
  • Segundo os preceitos da dieta, a batata é a fonte de carboidrato necessária para obtenção da energia.
  • Cabia à clara do ovo ser a fonte de proteína, vitamina B e alguns minerais.

A dieta da clara do ovo para emagrecer consistia somente disso. Durante um período não especificado pela dançarina, essa mistura de batata (ou mandioca) e claras de ovos foram a única refeição dela, de três em três horas.


Quais os efeitos colaterais da dieta da clara de ovo?

Geralmente a pergunta acima tem como objetivo alertar sobre prováveis malefícios de uma dieta, mas nesse caso específico só há sérias restrições à suposta eficácia alimentar e dietética dessa receita. Considere o texto abaixo como um grande resumo de tudo o que foi dito a respeito de dietas malucas neste blog:

carregando…

  • Uma dieta que restringe a alimentação a dois itens apenas não cumpre sua principal função, que é nutrir o corpo de forma saudável.
  • Dietas com restrições severas tem um efeito colateral conhecido: os picos de fome, que provocam o chamado efeito sanfona.
  • Nenhum, repito, NENHUM profissional sério prescreve uma dieta que possa causar desnutrição severa, avitaminoses (falta de vitaminas), e deficiências minerais.
  • Sim, é claro que a dieta da clara de ovo emagrece rápido. Afinal, você irá passar fome! Simplesmente o contrário do pregado pela reeducação alimentar.

A dieta da clara de ovo para emagrecer é uma maluquice. Não importa se alguma pessoa famosa afirme categoricamente que eliminou tantos quilos praticando tamanha sandice, você precisa ter o bom senso para ver que uma dieta baseada apenas em dois alimentos e feita sem um prazo definido é altamente temerário.

Conheci pessoas que morreram tentando emagrecer comendo apenas uma verdura e tomando água. Não caia na tentação dos números de quilos perdidos; o preço que se paga por essa perda pode ser muito alto.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!