Dieta da comida crua

Comer apenas comida crua é um tipo de dieta que recebeu a aceitação de muitas pessoas. Saiba se ela é eficiente e segura.

17 de dezembro de 2014 • Por Mariana, em Dicas e Dietas


A dieta da comida crua foi descoberta pela população pela obra e graça de celebridades internacionais e programas televisivos. A premissa é não usar mais o fogão, ou usá-lo muito pouco, comendo alimentos sem cozimento ou apenas aquecidos brevemente.

A famosa lista do site estadunidense U.S. News listou a dieta da comida crua como uma das melhores para emagrecer, mas quais os níveis de comprometimento e segurança desse regime?

Vegetais-20100315


Bases e princípios da dieta da comida crua

Também chamada de crudivorismo, a dieta da comida crua tem vertentes com maior e menor nível de radicalismo. Há quem pregue a anulação total do uso do fogão e o consumo apenas de verduras, legumes, frutas, leguminosas e ervas; existe quem permita o consumo de até 20 por cento de alimentos cozidos, e mesmo assim em temperaturas que não ultrapassem os 46 graus Celsius.

Embora pareça ser uma dieta vegana, o regime crudivorista também pode aceitar a ingestão de peixe cru e leite não pasteurizado. As restrições inerentes a esse tipo de alimentação faz com que a pessoa perca peso muito mais rápido do que diversas dietas conhecidas.


Limitações e possíveis perigos

Embora tenha recebido adesão de personalidades musicais, do cinema e da televisão, a dieta da comida crua é difícil de ser seguida, já que comer apenas alimentos in natura limita o cardápio e pode torná-lo tedioso.

carregando…

Contudo, isso nem é o maior problema. Se a dieta não for devidamente monitorada por um nutricionista pode causar alguns problemas de ordem nutricional. As restrições do regime podem causar deficiências alimentares por não suprir o organismo de importantes elementos como:

  • Proteínas;
  • Cálcio;
  • Ferro;
  • Zinco;
  • Vitamina D;
  • Vitaminas do complexo B.

Outro perigo é a ausência de pasteurização e mesmo o aquecimento de alguns alimentos, já que isso pode deixar bactérias e fungos nocivos à saúde vivos e prontos para causar mal estar e até mesmo envenenamento. E por mais que os adeptos da comida crua digam que não há perdas nutricionais que são causadas pelo cozimento, há alimentos cujos nutrientes são ativados e melhor absorvidos quando cozidos, como o tomate e a cenoura.

Caso queira seguir a dieta da comida crua, consulte um nutricionista de confiança e jamais a faça sem orientação.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!