Dieta da Evolução

Eliminar do cardápio alimentos industrializados e processados e alimentar-se apenas do que nossos ancestrais dos tempos das cavernas conseguiam obter predando e coletando; eis a ideia básica da Dieta da Evolução. Conheça mais uma proposta alimentar estadunidense seguida por muitos mundo afora.

29 de abril de 2014 • Por Mariana, em Dicas e Dietas


A proposta da Dieta da Evolução – sobre a qual soube da existência graças a um entusiasmado amigo – chega a ser radical: vamos nos alimentar como nossos ancestrais na Idade da Pedra!

Um certo Arthur de Vany, professor de economia (como assim?), lançou um livro chamado” A Nova Dieta da Evolução”, que vaticina a volta, pelo menos em termos alimentares, aos tempos do homem das cavernas.

Parece loucura, não? E me refiro tanto o fato de um economista  escrever sobre a Dieta da Evolução quanto sermos arremessados aos tempos dos mamutes. Vejamos, pois, do que se trata.


Quais as bases da Dieta da Evolução?

Arthur de Vany afirma que a Dieta da Evolução foi criada a partir de uma constatação histórica: os homens e mulheres das cavernas eram musculosos e esbeltos e as causas disso eram a imensa maratona que era conseguir comida e a escassez de dois alimentos que são os principais “vilões” das dietas do mundo moderno: açúcar e farinha branca.

A Dieta da Evolução prega a eliminação da glicose, de amido e de grãos da alimentação, o consumo de carnes magras e alimentos crus, exercícios com intensidade forte e jejuns semanais.

A variedade do cardápio também é importante para que o organismo elimine toxinas e obtenha todos os nutrientes. Ah, esqueça aquela famosa divisão de seis porções diárias das outras dietas; na Dieta da Evolução três pratos por dia são suficientes.


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O que é permitido comer na Dieta da Evolução?

  • Nozes, como a castanha-do-pará e a amêndoa;
  • Vegetais que possam ser consumidos crus, como alface, repolho, aipo, cebola…;
  • Gorduras ricas em ômega 3 e HDL: azeite e carne de peixes;
  • Muitas frutas e de preferência com casca, se possível;
  • Carnes com baixo teor de gordura.


O que é proibido na Dieta da Evolução?

  • Grãos como milho e feijão. Lembre-se que o homem das cavernas sobrevivia do que caçava e do que achava plantado naturalmente. O conceito de agricultura não existia;
  • Laticínios integrais;
  • Alimentos ricos em amido, como batata e mandioca;
  • Comidas industrializadas, é claro. Fast food, nem pensar!
  • Bebidas alcoólicas.


Quais as vantagens e desvantagens da Dieta da Evolução?

A principal vantagem da Dieta da Evolução esta nas porções consumidas. Se aliadas a uma rotina de exercícios físicos mais puxados, não há restrições ao consumo dos alimentos permitidos.

Sua taxa de açúcar também agradece, pois a ausência de amidos, glicose e carboidratos simples deixa o chamado índice glicêmico baixo, o que reduz os níveis de colesterol e o risco de contrair diabetes.

Nutricionistas alertam: quem tem problemas renais e estomacais deve consultar seu médico antes de aderir à Dieta da Evolução e à qualquer dieta. E repetindo nosso lema: esse blog não é consultório médico nem academia. Minha obrigação é informar; a sua, ser responsável pela sua saúde.

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