Dieta da tapioca

A tapioca é parte do segredo das musas fitness do Instagram. Como elas incluem o alimento na dieta?

15 de maio de 2017 • Por Mariana, em Alimentos, Fitness


A tapioca é um prato presente em muitas dietas que se propõem aliadas do emagrecimento. Desde que referências do mundo fitness que norteiam o Instagram revelaram que o prato é um dos segredos de seus corpos enxutos, muitas querem seguir a tal dieta da tapioca.

Antes de dedicar sua vida a comer exclusivamente tapioca recheada, saiba o que existe de concreto sobre esse delicioso alimento tipicamente brasileiro.


Do que é feita a tapioca?

A mandioca, aipim ou macaxeira são as matérias-primas da farinha que dá origem à fécula, obtida através do líquido que se extrai ao prensar e triturar a raiz.

Esse líquido branco como o leite sofre decantação, de onde a fécula é extraída úmida. Essa substância é amido puro, o carboidrato simples por excelência e pobre em nutrientes.


Vantagens da tapioca

Apesar de não ser fonte de nenhum nutriente digno de nota, a tapioca possui atributos que qualquer nutricionista aplaude de pé ao pensar em um alimento versátil, saudável e aliado de qualquer dieta:

  • A tapioca contém apenas fécula de mandioca. Nada mais.
  • Ela pode ser feita sem adição de sal.
  • A tapioca não contém glúten, o que a torna livre para consumo por quem sofre de doença celíaca.
  • Não precisa adicionar óleo em seu preparo. A goma de tapioca não gruda em frigideiras de boa qualidade.
  • Uma tapioca tem 70 calorias e pode substituir o pão no café da manhã.

    ## Mas os recheios não são calóricos?

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    Depende de quais são escolhidos. Quem quiser apenas uma fonte de carboidratos pré e pós-treino pode comer a tapioca pura. O valor calórico e nutricional de uma tapioca recheada irá variar de acordo com a qualidade dos ingredientes escolhidos.

  • Se quiser acrescentar proteínas em seu café da manhã ou lanche, aposte no frango grelhado ou peixe.
  • Precisa de um aporte de cálcio? Inclua queijos brancos como ricota ou queijo minas.
  • Incremente com algumas ervas frescas, como manjericão.
  • Tomate, alface, orégano, rúcula… são excelentes acompanhamentos de uma tapioca salgada feita com quaisquer ingredientes acima mencionados.

Quer uma sobremesa saudável? Recheie com chocolate amargo derretido e frutas secas, como ameixa ou damasco. Morangos frescos também são alternativas aceitáveis.


Considerações finais

A tapioca é o substituto saudável do pão francês, prático e versátil, que se preza em ser salgado ou doce de acordo com suas vontades e necessidades. Por ser fonte de potássio e cálcio, a tapioca á aliada das dietas que controlam a pressão arterial e auxilia no fortalecimento de ossos e dentes.

Consuma tapioca preferencialmente no café da manhã, nos lanches, antes e depois dos exercícios. Cuidado com os recheios que acrescentem muito sal, açúcar e gorduras. Em caso de dúvidas, consulte um nutricionista.

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