Dieta das Notas ou Dieta Nota 10

Um dos princípios de qualquer dieta séria é a manutenção de todos aos alimentos na proporção correta, e a Dieta das Notas ou Dieta Nota 10 relembra, de maneira didática os preceitos saudáveis da alimentação balanceada.

12 de setembro de 2013 • Por Mariana, em Dicas e Dietas


A Dieta das Notas ou Dieta Nota 10 tem como principal garota propaganda a atriz Carolina Dieckmann e é usada por uma enorme gama de famosos que ajudaram essa dieta a ficar no topo de buscas tanto nas livrarias quanto na internet.

Como eu não a conhecia, fiz um pequeno apanhado sobre a Dieta das Notas, ou Dieta Nota 10 se preferirem, e bolei um resumo. Confesso que fiquei surpresa com a aparente simplicidade dela…

O que é a Dieta das Notas ou Dieta Nota 10?

Desenvolvida pelo endocrinologista carioca Guilherme de Azevedo Ribeiro, a Dieta das Notas, ou Dieta Nota 10, propõe mais do que uma simples dieta restritiva para eliminar gorduras excedentes: ela convida a paciente a mudar de uma vez por todas seus hábitos alimentares, e fazer isso sem os temidos sacrifícios propostos por nove entre dez dietas famosas.

Segundo o doutor Ribeiro, não existe comida boa ou ruim sob o ponto de vista nutricional, porque para o metabolismo alimento é alimento e servirá para fornecer energia. O problema é a quantidade do que se come, ou nas palavras do endocrinologista: “não existe alimento bom ou ruim, mas equilíbrio ou excesso”. Baseado neste raciocínio, ele criou um sistema de notas atribuído para um grupo de alimentos que fazem parte do cotidiano da maioria das mulheres.

Como funciona a Dieta das Notas ou Dieta Nota 10?

O primeiro passo é determinar quantas notas são necessárias para que nosso corpo funcione a contento sem ficar desnutrido e sem que se cometa excessos alimentares. A Dieta das Notas ou Dieta Nota 10 baseia-se na altura para determinar a quantidade de notas que pode ser consumida em um dia. Veja a tabela diária para mulheres:

  • Até 1,60 m: 450 pontos.
  • Entre 1,61 e 1, 70 m: 500 notas.
  • Entre 1,71 e 1, 75 m: 550 notas.
  • Acima de 1,75 m: 700 notas.

Como já disse antes, não há nenhuma restrição alimentar. Nenhuma. Segundo o doutor Ribeiro, um organismo precisa de carboidratos, proteínas e gorduras para manter o funcionamento da “máquina”; o segredo é que cada tipo de alimento tem um número determinado de notas que pode ser adaptado em um cardápio em que pode ser colocado apenas o que você gosta ou está mais habituada a comer durante o dia.

carregando…

E a Dieta das Notas ou Dieta Nota 10 fala sério quando diz que nada é proibido. Existem cardápios que incluem misto quente, pizza, refrigerante e doces como brigadeiro e até mesmo frituras! O que determinará a quantidade destes alimentos é quantas notas eles tem.

A reeducação alimentar da Dieta das Notas ou Dieta Nota 10

A grande vantagem da Dieta das Notas ou Dieta Nota 10 é a lenta porém progressiva perda de peso que a dieta proporciona. Não há milagres ou pulos do gato aqui; o objetivo maior da dieta é fazer com que a pessoa mude hábitos alimentares arraigados durante anos e passe a consumir alimentos na quantidade correta, sem sacrifícios e excessos.

Essa reeducação alimentar que inclui alimentos que fazem parte do cotidiano é um dos principais fatores de sucesso da Dieta das Notas ou Dieta Nota 10 entre os famosos. E ainda há alguns bônus inclusos:

  • Quem pratica exercícios físicos com regularidade ganha o direito de consumir 50 notas extras no cardápio determinado para a altura. É o valor em notas de um brigadeiro!
  • Quando atinge-se a meta de eliminação de peso, a dieta de manutenção inclui 40% a mais de notas no cardápio. Por exemplo, se você emagreceu o que queria com uma dieta de 500 notas, pode aumentara cota de notas para 700 para que o metabolismo mantenha o peso ideal.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!