Dieta de frutas

Como podemos usar as frutas em uma dieta saudável? Existem dois tipos de uso desses alimentos, e saber quais os prós e contras de ambos é crucial para a manutenção da saúde.

06 de dezembro de 2014 • Por Mariana, em Dicas e Dietas


Pesquisando sobre a dieta de frutas a pedido das leitoras, descobri que há duas vertentes dietéticas que envolvem frutas na alimentação. Há a dieta de frutas que as usa como complementos dietéticos e desintoxicantes e há quem se alimente exclusivamente de frutas, numa vertente ainda mais radical do vegetarianismo chamada de frutarianismo. Dissequemos, pois, a dieta de frutas em suas duas caras.


Dieta de frutas como coadjuvante do emagrecimento

O que se convencionou chamar de dieta de frutas nada mais é do que a inserção de determinadas frutas no cardápio que auxiliam o metabolismo a eliminar líquidos indesejados, toxinas e demais impurezas que influem no emagrecimento.

A dieta de frutas faz parte de um projeto a longo prazo de reeducação alimentar, onde as frutas desempenham um importante papel metabólico na alimentação.

Algumas características das frutas são especialmente benéficas em dietas, como:

  • O consumo de frutas melhora a digestão, especialmente o abacaxi, rico em bromelina, uma enzima anti-inflamatória.
  • Frutas ricas em água, como melão e melancia, combatem a retenção de líquidos.
  • Frutas em geral contém grande quantidade de fibras, que aumentam a sensação de saciedade e são precursoras do bom funcionamento do intestino delgado.
  • A melhor fonte de minerais essenciais ao metabolismo, como ferro, zinco e selênio, são as frutas frescas.
  • O efeito diurético de algumas frutas faz com que os rins, nossos filtros sanguíneos, funcionarem em perfeita sintonia.

Consulte um nutricionista, para que esse profissional elabore um cardápio onde frutas sejam incluídas de forma adequada, sem radicalismos.


carregando…


Dieta de frutas como estilo de vida

O frutarianismo é um grupo de vegetarianos que conseguem a proeza de ser ainda mais radical do que os veganos. Segundo a filosofia dessa vertente, uma dieta de frutas é a única maneira de não causar a morte de um ser vivo.

Isso mesmo: alimentos como mandioca, amendoim e cenoura são extraídas da raiz, causando a morte da planta. Já quem consome o fruto simplesmente faz parte do ciclo de reprodução de uma planta angiosperma (você se lembra das aulas de Ciências?).

Na teoria é uma bela atitude, porém a exclusividade de consumo de frutos (e por frutos entenda-se qualquer invólucro de sementes, como grãos, ervilhas e nozes) não é saudável a longo prazo, graças à deficiência de nutrientes importantíssimos à vida, com destaque à vitamina B12.  Frutarianos usam a dieta de frutas para mascarar um distúrbio alimentar pouco conhecido chamado ortorexia, o “vício” em alimentos saudáveis.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!