Dieta de verão

O verão chama ao sol, e o astro-rei impele muitas a eliminar peso e manter a forma. Como fazer isso de forma correta e saudável?

02 de novembro de 2013 • Por Mariana, em Dicas e Dietas


O inverno é a melhor época para pensar em uma dieta em outras estações do ano. Muitos consideram mais fácil manter uma dieta de verão, já que os três meses de calor propiciam maiores subsídios para a perda de peso. Contudo, a dieta de verão precisa ser firmada em uma base sólida criada seguindo hábitos saudáveis inclusive, e principalmente, no inverno.


Dieta de verão: o início após o outono

A dieta de verão deve ser pensada com pelo menos seis meses de antecedência para que o metabolismo seja reeducado a pensar magro durante os inevitáveis picos de fome que o inverno proporciona. Acompanhe.

  • No inverno, o corpo pede maior quantidade de calor para manter a temperatura ideal, e faz isso pedindo alimentos mais calóricos. Breque esse tendência no ninho, aumentando o consumo de fibras contidas em legumes. O preparo de sopas com legumes e com pouca ou nenhuma gordura e o mínimo de sódio possível sacia a fome sem acréscimo indesejado de calorias.
  • Consuma mais frutas durante o inverno, para que a dieta de verão seja apenas um complemento do que se consome. Frutas como maçã, melancia, pêssego e pera são próprias da estação e possuem nutrientes que manterão o metabolismo funcionando como um relógio suíço e sem engordar.
  • Malhação e inverno não combinam, certo? Errado! Tudo bem que não é fácil encarar uma caminhada ou pedaladas sentindo o vento gélido de junho, mas isso não significa que isso não seja possível. Lembre-se que durante o inverno o consumo de calorias aumenta naturalmente.


Dieta de verão: enquanto o sol está quente

  • No verão, o consumo de água é compreensivelmente maior. As principais vantagens em beber mais água são a eliminação dos inchaços e a sensação de saciedade causada pela presença da água no estômago.
  • Ainda falando em alimentação, no verão o corpo tende a pedir menos comida. Aproveite esse recesso calórico e o turbine, adquirindo hábitos alimentares saudáveis como os inúmeros citados aqui mesmo no blog Emagrecer, como a Dieta dos Pontos ou a Dieta Volumétrica.
  • Se malhar no inverno é um sacrifício que se faz para manter a forma, praticar exercícios no verão é prazeroso e alegre, graças aos dias mais longos e às pessoas que se encontra, irmanadas no desejo de manter-se em forma.
  • As frutas, verduras e legumes no verão exigem frescor para ser consumidas, e isso é perfeito para quem quer uma alimentação leve e saudável. Quanto mais frescos os hortifruti, maior a quantidade de vitaminas e nutrientes.

Em qualquer estação do ano, a orientação de um nutricionista e a avaliação de um médico continuam imprescindíveis. Faça sua dieta de verão com cuidado e critério desde o início.

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