Dieta Detox

Emagrecer é eliminar mais do que calorias; líquidos, toxinas e demais “detritos” acumulados graças a anos de alimentação inadequada também precisam ser expelidos. A dieta da desintoxicação propõe uma limpeza dietética usando alimentos com propriedades depurativas e termogênicas.

17 de outubro de 2014 • Por Mariana, em Dicas e Dietas


O sucesso de uma dieta está diretamente relacionado com o organismo da pessoa que a faz. Se o corpo retém líquidos facilmente e possui anos de gorduras e toxinas acumuladas, é preciso fazer uma Dieta Detox.

Imagine que seu organismo é um dependente químico que precisa livrar-se tanto do vício quanto do que o sustenta; é mais ou menos o que a Dieta Detox faz com alguns passos simples e a disciplina que minhas amigas leitoras tem de sobra.

O que vem a ser a Dieta Detox?

A Dieta Detox parte de uma premissa que muita gente não leva em consideração quando quer iniciar uma dieta, seja ela qual for. Se o organismo está acima do peso recomendado por muito tempo, significa que ele possui diversas substâncias que fazem com que nós permaneçamos com o sobrepeso: água acumulada, reservas de gordura, toxinas.

Essas substâncias tomam conta do organismo assim como a nicotina se apodera do cérebro de um fumante e nos faz querer sempre mais gorduras e toxinas.

Se você acha que peguei pesado comparando o sobrepeso ao vício do cigarro, é por que precisa da Dieta Detox. Esse regime fará que o corpo elimine os vetores que causam inchaço e peso extra apostando em alimentos e bebidas que auxiliam na desintoxicação. É possível secar até 2 quilos em um dia, se o metabolismo da pessoa ajudar.

carregando…

Como age a Dieta Detox?

O pulo do gato da Dieta Detox são os alimentos escolhidos e a forma com que eles são consumidos. Os alimentos selecionados nos cardápios da Dieta da Desintoxicação possuem várias funções que desincham, desintoxicam e ajudam a perder peso.

Há alimentos diuréticos, que nos fazem eliminar água, como frutos com alto teor de água (melancia e melão); comidas e temperos termogênicos, que aumentam a temperatura interna do corpo e queimam calorias; frutas, legumes e verduras ricos em fibras e antioxidantes;proteínas e carboidratos bem dosados e de fontes saudáveis.

Quais são os passos da Dieta Detox?

  • Dieta Detox Líquida – Feita no primeiro dia, tem como base sucos de frutas – recomenda-se escolher uva, abacaxi, limão e laranja batidos com especiarias como gengibre  e canela – , sopas  e iogurte light batido com frutas. Alie os sucos e sopas a uma alimentação regrada e distribua o consumo em diversas partes do dia.
  • Dieta Detox Higienista: feita no segundo dia, tem como base alimentos sólidos saudáveis e que precisam ser separados por função: não se pode comer carboidratos e proteínas em uma mesma refeição. Essa fase da dieta ajuda no trato intestinal, dá um gás no metabolismo e, por tabela, nos ajuda a perder peso mais facilmente, tanto pela absorção correta dos nutrientes quanto pela eliminação de líquidos.

Quais as contraindicações?

  • Não faça essa dieta por mais de dois dias. Ela apenas ajuda a eliminar o que não presta; viver dela não é possível pois ela é incompleta em nutrientes essenciais em uma dieta;
  • Idosos, crianças, gestantes, lactentes e pessoas com problemas de estômago e rins não devem fazer a Dieta Detox;
  • Combine a dieta com novos hábitos alimentares e atividades físicas;
  • Falando em atividades físicas: não exagere nos exercícios durante os dois dias de duração do regime.
  • E, claro, consulte sempre seu médico antes que começar qualquer dieta. Gosto de pensar que sou criteriosa, mas não sou nutricionista e esse blog não é consultório médico.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!