Dieta Hipossódica para Emagrecer

Feita para controlar e debelar a hipertensão, a dieta hipossódica também ajuda a emagrecer.

10 de agosto de 2015 • Por Mariana, em Dicas e Dietas


A dieta hipossódica existe primeiramente para que se controlem as altas taxas de hipertensão (pressão alta), principalmente a partir dos 30 anos.

Contudo, esse regime mostrou-se eficiente para quem também deseja emagrecer, graças à escolha dos alimentos e às recomendações médicas inatas ao tratamento.


O que é a dieta hipossódica?

Em resumo, é a dieta onde o consumo de sódio é drasticamente reduzido. O principal antagonista é o sal de cozinha, pois cada grama de sal contém cerca de 400 mg de cloreto de sódio.

dieta hipossódica

Nessa dieta, geralmente prescrita por médicos a pessoas chamadas de “sal-sensíveis”, evita-se a ingestão exagerada de sal. Sabe-se que o sódio é o principal responsável pelo aumento do volume de sangue nas veias e artérias e consequente aceleração da frequência cardíaca.


É possível emagrecer com a dieta hipossódica?

Pode-se dizer que a perda de peso é uma consequência natural do regime porque além da redução, ou mesmo eliminação, do sal, há uma série de alimentos que devem ser evitados.

Embutidos como salsicha, mortadela e linguiças, produtos enlatados e em conserva e demais alimentos industrializados, como temperos, caldos, molhos e salgadinhos, bebidas alcoólicas, frituras, gorduras como manteiga e banha e queijos salgados precisam sair do cardápio.

carregando…

A rotina associada à dieta hipossódica também fomenta o emagrecimento. Acompanhe.

  • Fazer as refeições em intervalos de 3 em 3 horas.
  • Beber bastante água, para ajudar tanto o bom funcionamento do intestino quanto para evitar a retenção de líquidos.
  • Preferir versões desnatadas de laticínios e seus derivados.
  • Manter uma rotina adequada de atividades físicas, mesmo as mais simples.


Considerações finais

Como sempre orientamos, só faça a dieta hipossódica quando devidamente prescrita pelo médico.

As restrições ao sal e a substituição por certos micronutrientes, como o potássio (o principal aliado contra a hipertensão) só devem ser feitas mediante supervisão de um nutricionista e de um nutrólogo.

Pessoas que possuem quaisquer níveis de insuficiência renal precisam dobrar os cuidados e obedecer à risca a prescrição médica.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!