Dieta que funciona

Existe algum segredo que precisamos saber sobre dietas que funcionam? Sim, é a boa notícia é que não há nenhum mistério insondável.

22 de setembro de 2014 • Por Mariana, em Comportamento, Destaques, Dicas e Dietas


Todas nós queremos algo  aparentemente simples: uma dieta que funciona. Por isso quem se aventura na seara da reeducação alimentar sempre tem maior tendência a se iludir com dietas da moda, ou ouvir depoimentos de pessoas que juram ter perdido uma quantidade de quilos com dois dígitos graças a uma dieta que funciona de forma revolucionária e se desesperar quando tudo o que você conseguiu eliminar foram dois ou três míseros quilos.

Sei como é frustrante iniciar uma dieta e não ver os “maravilhosos” resultados tão alardeados, mas posso dizer que que há, sim, uma dieta que funciona de acordo com cada uma de nós sem passes de mágica.


Dieta que funciona – Onde?

Uma dieta funciona quando descobrimos porque engordamos. Parece uma tarefa simples, pois muitos dizem que basta “fechar a boca”.

Esta é uma meia-verdade; é preciso fechar a boca, mas precisamos saber para que tipo de comida ou bebida iremos fechar a boca.

Gorduras engordam, claro, mas reações alérgicas, combinações de alimentos incompatíveis com seu metabolismo, ansiedades que aumentam a fome também aumentam nossa quantidade de calorias.

E o que dizer do nosso próprio corpo conspirando contra nossa dieta que funciona? Disfunções hormonais e/ou estomacais que não eliminam a energia acumulada, remédios que nos fazem reter água, enzimas que não trabalham direito.

Uma pessoa terá uma dieta que funciona para ela se houver interesse em saber o que pode ser feito para que seu corpo aceite a dieta.

carregando…


Dieta que funciona – Como?

Você é o que come. Mas primeiro é preciso saber quem você é em termos nutricionais. O que falta? O que sobra? Quais são seus hábitos e vícios alimentares?

O segredo da dieta que funciona é conhecimento. Saber quais alimentos terão que fazer parte da dieta que funciona. Conhecer o que a pessoa faz metabolicamente com a comida, pois há uma enorme diferença entre o gasto calórico de um pedreiro e de um escriturário. E saber, de uma vez por todas, que uma dieta só funciona aliada a uma atividade física regular.


Dieta que funciona – Quando?

  • A dieta funciona quando enfim sabe-se quem somos e o que comemos.
  • A dieta funciona quando colocamos em prática as indicações prescritas por um profissional qualificado, seja um endocrinologista, um nutricionista, um clínico, um cardiologista ou uma junta médica com todos esses profissionais.
  • A dieta funciona quando eliminamos as reservas de energia contidas na gordura nos mexendo. Não gosta de academia? Ande, pedale, ajude o pedreiro que eu citei acima, mas mexa-se!
  • A dieta funciona, enfim, quando não procuramos mais por milagres e corremos atrás de uma solução prática e saudável para nosso emagrecimento. Literalmente.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!