Dieta VB6 – Vegano antes da seis

Ser vegano apenas em um período do dia pode ser saudável? A dieta VB6 (Vegano antes das seis) diz que sim. Com a palavra, seu criador.

05 de maio de 2014 • Por Mariana, em Dicas e Dietas


O sucesso de algumas dietas às vezes provêm da estranheza do preceito inicial. É o caso da Dieta VB6. Embora o nome pareça vir de um livro de programação de computadores, é a sigla em Inglês de Vegano antes das seis (Vegan before 6).

Essa nova rotina alimentar veio à tona graças à criatividade de um crítico gastronômico chamado Mark Bittman.

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Mark Bittman e seu dilema dietético

Mark Bittman escreve sobre comida e tudo relacionado a ela no jornal The New York Times há meio século. Ele é um mais prestigiados e elogiados críticos de gastronomia estadunidense.

Quando ele completou 57 anos, Bittman se viu com 18 quilos a mais do que deveria e com níveis pornográficos de colesterol e glicemia. Seu médico, ao ver os exames, fez a seguinte sugestão: “comece a seguir uma dieta vegana”.

Mark Bittman, ao ouvir a recomendação, apresentou ao doutor os seguintes empecilhos:

  • Ele não seria capaz de eliminar a proteína animal de uma vez por todas do seu cardápio diário
  • Ele era um CRÍTICO GASTRONÔMICO, ou seja, limitar que se pode comer não era uma opção profissionalmente viável.

Contudo, a conversa plantou uma ideia: e se ele fosse vegano só ate a hora do jantar?


Princípios da dieta VB6

Mark Bittman resolveu limitar o veganismo durante o dia, antes das 6 horas da tarde. Em uma entrevista, ele explicou o porquê desse horário específico.

“À noite, as pessoas querem se divertir. E as tentações são sempre maiores no jantar”

Sem levar nenhuma dieta como parâmetro nem sequer ter respaldo nutricional, Bittman resolveu eliminar não só a proteína animal, mas também alimentos processados, como pão de farinha branca e guloseimas das refeições feitas até às seis horas.

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Alimentos permitidos e proibidos na dieta

A dieta VB6 prioriza o consumo de legumes, verduras, frutas, grãos e alimentos integrais. Sementes oleaginosas, feijões, e demais fontes de gorduras vegetais devem ser consumidos com moderação.

Tubérculos como a batata e a mandioca devem ser evitados, mas não radicalmente, graças às altas taxas glicêmicas. E aos viciados em açúcar, uma boa notícia: basta trocá-lo por frutas doces. A frutose é um excelente substituto da sacarose, principalmente para quem tendências diabéticas.

Após as seis horas, ou seja, na hora do jantar, a pessoa pode voltar a comer o que sempre comeu, mas dessa vez de forma moderada, observando o que está comendo.


A dieta VB6 é eficaz?

Para Mark Bittman, sim. Ele eliminou cerca de seis quilos no começo, mas algumas escapadelas por conta do trabalho fizeram essa perda oscilar, mas hoje ele pode dizer que pesa cerca de 1o quilos menos.

Além dos benefícios na silhueta, os níveis de colesterol e açúcar na corrente sanguínea se normalizaram, bem como o aumento de disposição para praticar atividades físicas.

Toda sua jornada foi descrita em seu livro, ainda sem edição em Português. Embora aparentemente bem sucedida, o alerta de sempre continua valendo: não faça nenhuma dieta sem consultar um médico.

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