Dieta vegetariana

Quem opta por eliminar a carne do cardápio o faz por motivos pessoais, mas a dieta vegetariana pode ser uma alternativa para eliminar peso.

17 de julho de 2015 • Por Mariana, em Alimentos, Dicas e Dietas


Um dos grandes pilares das dietas estelares é a proteína. Não que os outros nutrientes não possuam importância, mas a linha de pensamento destas rotinas alimentares destaca de forma quase paranoica esse grupo alimentar.

Graças a esse holofote, a dieta vegetariana aparece com destaque, volta e meia, como alternativa para eliminar peso de forma saudável. Vamos tentar mostrar aqui o porquê disso acontecer e o que deve ser feito para aderir à eliminação da proteína animal do cardápio.

 

As bases da dieta vegetariana

Seja por motivos estéticos ou filosóficos, a dieta vegetariana apregoa-se como uma das mais saudáveis alternativas para a perda de peso e ganho de qualidade de vida.

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As razões comprovadas dão aporte a essa afirmação. Acompanhe.

  • A dieta vegetariana costuma ser rica em fibras solúveis e insolúveis, que possuem papel importante na eliminação do excesso de colesterol ruim e de açúcar do sangue e na regulação do sistema digestivo.
  • Os nutrientes presentes nos alimentos da dieta vegetariana possuem substâncias antioxidantes, que impedem o envelhecimento celular.
  • As proteínas dos alimentos vegetarianos tem gorduras boas incorporadas, o que inibem a produção de colesterol e triglicérides.

 

Cuidados com a dieta vegetariana

Os adeptos da dieta vegetariana costumam ser radicalmente contra o consumo de carne. Embora a proteína animal realmente tenha maior índice de gorduras saturadas, que entopem artérias e favorecem a obesidade, ela fornece um importante nutriente ao organismo: o ferro.

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O ferro previne a anemia, que impede a capacidade que o sangue tem em transportar oxigênio e consequentemente nutrientes aos órgãos e tecidos.

A proteína vegetal, embora forneça ferro, possui o chamado ferro não-heme, que para ser metabolizado de forma eficiente precisa estar aliado ao consumo de vitamina C. O ferro heme, presente nas carnes, é melhor absorvido pelo organismo.

Isso não significa que os adeptos da dieta vegetariana estejam mais predispostos à anemia, como o senso comum acredita. Quem quiser aderir a uma alimentação sem a presença de proteína animal precisa obrigatoriamente organizar um cardápio onde todos os nutrientes estejam perfeitamente balanceados.

Carboidratos, proteínas gorduras, vitaminas e sais minerais precisam estar presentes em todas refeições de forma balanceada.

E se engana quem pensa que a dieta vegetariana só emagrece. Se houver maior aporte de carboidratos simples, haverá aumento de peso. Por isso, consulte um nutricionista e elabore cardápios vegetarianos ao mesmo tempo saudáveis e leves caso sua decisão em eliminar a carne seja definitiva.

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