Dieta Yin e Dieta Yang

O equilíbrio filosófico levado à alimentação é o que prega as dietas do Yin e Yang. O balanço entre o que existe no organismo e o que é preciso complementar é o principal segredo dessa vertente alimentar.

07 de setembro de 2014 • Por Mariana, em Dicas e Dietas


Nada mais me surpreende quando o assunto é dieta, por isso não foi nenhuma surpresa quando recebi diversos e-mails e tuítes sobre uma dieta fundamentada nos princípios da dualidade taoista, que é chamada de Dieta Yin e Dieta Yang, Dieta Yin-Yang e Dieta do Yin e Yang. O que mais chama a atenção em todos os textos que li sobre a Dieta Yin-Yang foi a repetição de uma palavra que norteia qualquer reeducação alimentar séria: equilíbrio.

O que vem a ser Yin e Yang?

Segundo a doutrina taoista, o Yin e Yang são duas forças opostas que se complementam para formar um todo, seja esse todo o que for: uma pessoa, uma atitude, um sentimento. Essas duas forças podem ser representadas como a dualidade dos sexos e têm características distintas:

  • O Yin, a metade preta, é feminina, considerada fria e sombria.
  • O Yang é a metade branca, masculina e quente e luminosa.

A doutrina da dualidade rege todas as formas de pensamento e ação dos taoistas, e a busca incessante do equilíbrio pode ser encontrada na medicina, na filosofia, nas artes e, claro, na culinária.

No caso da comida, que é o que nos interessa, a Dieta Yin e a Dieta Yang prega que o desequilíbrio causado pelo consumo de alimentos inadequados a cada um dos opostos pode causar distúrbios como a obesidade.

Como saber se somos Yin ou Yang?

Seguindo as características de cada uma das forças, alguns seguidores da medicina chinesa afirmam poder elaborar um cardápio que buscará o tão sonhado equilíbrio nas energias. Embora os taoistas afirmem quem ninguém é somente Yin ou Yang, há um predomínio de uma das forças em cada um de nós. Numa simplificação grosseira, pode-se afirmar que:

  • Uma pessoa Yin prefere o Verão, é mais pálida, tem tendência a ficar cansada, não sente muita sede e sente frios nos pés e nas mãos.
  • Uma pessoa Yang é mais corada, mais agitada e estressada, transpira muito e prefere o Inverno.

Apoiadas nestas características, os seguidores da Dieta Yin-Yang afirmam que há alimentos que podem equilibrar esses picos de atitudes das forças e fazer com que o corpo elimine toxinas e perca peso sem precisar passar fome.

carregando…

A Dieta Yin

O objetivo da Dieta Yin é comer os alimentos Yang, que ativam o metabolismo, ajudam a aquecer e animar. Veja alguns exemplos:

  • Especiarias termogênicas, como pimenta, canela e gengibre.
  • Alho.
  • Tubérculos como a mandioquinha e o cará.
  • Verduras refogadas.

A Dieta Yang

Na Dieta Yang, os alimentos Yin são prioridade, pois eles acalmam e tem efeito refrescante ideais para as agitadas pessoas Yang. Entre os principais alimentos estão:

  • Frutos brancos e amarelados, como melão e banana.
  • Pepinos.
  • Hortelã e menta, principalmente na forma de chá.
  • Frutas cítricas como a laranja e o limão.

Como não existe consenso científico sobre a eficácia da Dieta Yin e da Dieta Yang, procure seu médico antes de pensar em aderir a uma delas.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!