Dietas de Emergência

O objetivo de qualquer dietas de emergência é eliminar aquelas gordurinhas escondidas no culote ou sob a calça jeans. Não as utilize como método de emagrecimento contínuo, e sempre mantenha seu médico a par de seu progresso.

29 de outubro de 2014 • Por Mariana, em Dicas e Dietas


Se você precisa secar alguns quilos para caber naquele lindo biquíni em um pequeno prazo — afinal, o verão não perdoa os “excessos laterais” — não há outra maneira a não ser apelar para as Dietas de Emergência.

Existem diversas dietas vapt-vupt disponíveis em revistas e na rede mundial de computadores, por isso escolhi as Dietas de Emergência mais seguras e de certa forma fáceis  para você perder de 2 ou 3 quilos em no máximo 10 dias. Mas tome cuidado e invista na reeducação alimentar a longo prazo para que as Dietas de Emergência não se tornem carruagens que viram abóbora à meia noite.

O objetivo das dietas de emergência

A vida social pode ser cruel para quem exibe uma silhueta mais avantajada, porém não chegando às raias da obesidade crônica.

Para essas mulheres, que precisam caber no jeans três ou quatro números menor de outrora, alguns nutricionistas bem intencionados criaram o que se convencionou chamar de dietas de emergência. Os objetivos eram muito específicos:

  • Reduzir, por tempo determinado e de forma controlada, o número de calorias ingerido em todas as refeições.
  • Incluir no meio das panaceias o hábito de olhar o que se come de forma crítica, ou seja, saber quais tipos de nutrientes a pessoa está ingerindo e qual o papel na engorda e principalmente no emagrecimento.
  • Iniciar a tão temida reeducação alimentar usando o “desespero de causa” em usar aquele vestido tamanho P.

Como sempre, a oportunidade gera o comichão empreendedor que fomenta a milionária indústria da boa forma, tornando as dietas de emergência um rico filão comercial.

Como no meio de tantas iniciativas sérias há quem queria simplesmente vender, não raro algumas destas dietas possuem deficiências nutricionais que, a médio e a longo prazo, podem causar danos ao metabolismo.

Avitaminoses, deficiências ferríticas, anemias e mesmo distúrbios alimentares podem ser os terríveis efeitos colaterais de algumas dietas de emergência.

Existe alguma dieta de emergência segura?

Claro que sim. São aquelas que tem a chancela de um nutricionista que avalia o seu caso e suas necessidades nutricionais.

Embora as dietas de emergência presentes em revistas e sites de renome possuam o aval de endocrinologistas e nutricionistas de renome (eu não costumo duvidar de um médico do calibre de Alfredo Halpern, por exemplo), nada substitui a avaliação pessoal.

Contudo, existem algumas diretrizes comuns a todas as dietas de emergência que podem ser informadas:

  • As dietas de emergência costumam diminuir em pelo menos 30 por cento o consumo calórico diário.
  • Reforça-se o consumo de fibras e alimentação líquida para aumentar a saciedade. Não raro, são sugeridos shakes, saladas ou sopas, dependendo de cada caso.
  • A dieta de emergência tem prazo de validade curto, não podendo ultrapassar os 15 dias de manutenção.

Caso você sinta necessidade de apelar para uma destas dietas de emergência, seja cuidadosa e cuide, antes de mais nada de sua saúde.

Dieta de emergência 1: Perca 2 kg em 4 dias

Esta dieta de emergência é líquida e baseada em sucos e sopas com muitas frutas, verduras e legumes. Rica em antioxidantes e fibras, esta dieta também é desintoxicante. Como o valor calórico é baixo, faça esta dieta de emergência apenas por quatro dias e não abuse dos exercícios.

  • Café da manhã: suco feito com um limão, suco de duas laranjas, uma cenoura, uma maçã, um pedaço de gengibre, uma colher de linhaça e muito gelo. Bata tudo no liquidificador. Beba isso comendo duas castanhas-do-pará.
  • Lanche da manhã: meio mamão papaia com linhaça ou quinoa.
  • Almoço: salada de folhas verdes variadas e á vontade com um pouco de palmito, temperado com azeite.
  • Lanche da tarde: suco de abacaxi com hortelã mais duas nozes.
  • Jantar: sopa de tomate.

Dieta de emergência 2: Perca 3 kg em 10 dias

Esta dieta é rica em fibras e por isso tem baixo índice glicêmico, ou seja, os níveis de açúcar em sua corrente sanguínea não irão para a Lua. Para alcançar os resultados, alie a dieta com atividades físicas e não ultrapasse o prazo limite de dez dias.

  • Café da manhã: uma maçã, um copo de café com leite, uma fatia de pão integral com queijo light de sua preferência.
  • Almoço: uma colher de sopa de arroz integral, uma colher de sopa de feijão, um filé de frango ou peixe (sem pele, claro), um ovo cozido e vegetais à vontade – prefira comê-los crus.
  • Lanche da tarde: quatro nozes ou castanhas de caju, ricas em ômega 3 e selênio.
  • Jantar: um prato de sopa de ervilhas. Se preferir, troque por lentilhas, soja ou feijão branco).

Não se esqueça: são dietas de emergência. O objetivo delas é dar um choque hipocalórico no organismo para que ele perca peso e medidas em um pequeno prazo e por isso não pode ser seguido por muito tempo além do recomendado. Seja responsável para ser linda e magra!

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