A Dieta do Novo Estilo de Vida, ou dieta TLC

Uma sugestão de estilo de vida saudável que se tornou uma das dietas mais festejadas nos Estados Unidos: essa é a dieta TLC.

23 de junho de 2015 • Por Mariana, em Dicas e Dietas


Desenvolvida pelo programa estadunidense de combate ao colesterol pelo equivalente americano ao Ministério da Saúde brasileiro, a dieta TLC, acrônimo em Inglês para Mudanças Terapêuticas do Estilo de Vida tem recebido o aval de diversas autoridades e médicos graças aos preceitos simples e sem milagre graças às mudanças alimentares propostas. Basicamente, a dieta TLC reduz drasticamente o consumo de gorduras saturadas


O que prega a dieta TLC

 

Na verdade, a mudança proposta pela dieta TLC chega a ser tão simples que muitos podem questionar sua eficácia.

Porém, é só pesquisar como era o estilo de vida de nossos pais e avós e verificar em fotos antigas a baixa quantidade de pessoas obesas.

Não havia segredo algum, e a dieta TLC só nos fez relembrar quais eram os preceitos deles, acrescidos de uma porção de sabedoria médica.

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Em primeiro lugar, consulte um médico e peça uma bateria de exames sanguíneos. Peça auxílio a um nutricionista para a elaboração de uma dieta que reduza os teores de sal, colesterol, gorduras trans e gorduras saturadas, além de incluir fibras que ajudam a reduzir peso.

A dieta TLC recomenda uma meta calórica diária destinada aos objetivos principais de cada indivíduo: 2500 calorias para os homens e 1800 calorias para as mulheres.

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Como a dieta foi elaborada baseada no consumo do obeso americano médio, pede-se a eliminação de manteigas e embutidos como o salame, além dos molhos e purês tão comuns na mesa estadunidense. O consumo de frutas e legumes, além de ovos frescos e carnes magras é altamente incentivado.


Quais os benefícios da dieta TLC?

A dieta TLC reconhecidamente reduz os riscos cardiovasculares graças à inclusão de frutas, vegetais e cereais integrais e por tabela auxilia na diminuição dos temidos picos de insulina que podem causar o diabetes.

A dieta não foi feita especificamente para perder peso, mas como a mudança alimentar passa também por mudanças de atitudes que eliminem o sedentarismo, como as caminhadas diárias com duração média de 30 minutos recomendadas, considere a perda de peso como “efeito colateral” da dieta TLC.

A dieta TLC é considerada de fácil aceitação e não possui contraindicações para nenhuma faixa etária, desde que feita sob observação médica.

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