Dietas vegetariana e vegana

Saiba por que as dietas vegetariana e vegana são consideradas as melhores para perder peso e quais são os cuidados para adotá-las.

As dietas vegana e vegetariana são reconhecidamente as mais indicadas para quem deseja eliminar peso e manter um bom nível de qualidade de vida. Adeptos do veganismo e do vegetarianismo não costumam sofrer dos males da vida moderna, como o diabetes, a hipertensão e demais efeitos colaterais da obesidade. Contudo, o cuidado com a adoção dessas dietas deve ser redobrado, pois mesmo sendo aparentemente saudável, há armadilhas pontuais que precisam ser evitadas com o auxílio de profissionais de saúde.

Qual a diferença entre vegetarianismo e veganismo?

No vegetarianismo, prioriza-se o consumo de alimentos de origem vegetal, eliminando-se carnes de quaisquer tipos da dieta. O veganismo é mais radical em seu conceito: o vegano não consome absolutamente nada cuja origem é animal: ovos, leite e derivados, mel, gelatinas e alimentos processados que entrem em contato com esses produtos.

Dentro do veganismo, há vertentes ainda mais radicais, como os crudívoros, que não consomem alimentos cozidos, e os frugívoros, que não se alimentam de raízes porque isso mata a planta.

Quem deve aderir ao veganismo ou ao vegetarianismo?

A princípio, qualquer pessoa acima de 18 anos, saudável e capaz de discernir o que quer fazer pode ser vegano ou vegetariano. Há quem siga os preceitos vegetarianos por motivos religiosos, mas a imensa maioria tem procurado essa dieta graças à massiva propaganda de celebridades e influenciadores.

Nesse último caso, a consulta a um nutricionista é essencial. A eliminação de alimentos de origem vegetal pode gerar diversas deficiências nutricionais se feitas sem critério.

O que pode faltar em uma dieta vegetariana?

Os principais nutrientes que se perdem ou deixam de ser consumidos de maneira saudável são:

  • Proteínas;
  • Vitamina B12;
  • Cálcio;
  • Gorduras boas, principalmente ácidos graxos.

O segredo para que o vegetarianismo seja saudável é a perfeita junção de alimentos na dieta. Saber escolher legumes, verduras, grãos e tubérculos que possam agregar os nutrientes nas refeições de forma eficiente é tarefa do nutricionista e do seu médico.

Evite a tentação de simplesmente eliminar alimentos de origem animal sem saber quais as possíveis deficiências alimentares que você possa sofrer. O médico também irá determinar a necessidade ou não de incorporar suplementos alimentares.

Quais os benefícios que a dieta vegetariana pode trazer à saúde?

Estudos capitaneados por médicos da Universidade George Mason, em Washington (EUA) forneceram dados bastante animadores. Mulheres vegetarianas pesam entre 6% e 17% menos do que os carnívoros. Entre os homens, a porcentagem varia entre 8% e 17% a menos.

Com a diminuição de consumo de carne, diminui-se os níveis de colesterol e triglicerídeos, já que o consumo de gordura saturada cai drasticamente, o que contribui para a diminuição dos problemas de coração. Isso também ajuda a reduzir a incidência de diabetes, além de aumentar o chamado metabolismo basal, que é a quantidade de calorias que o corpo consome em repouso, graças ao efeito termodinâmico da dieta vegetariana.

Para que esses resultados positivos sejam alcançados, é preciso cuidado e orientação. Consulte sempre um médico, um nutricionista e adquira hábitos saudáveis.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.7
Total de Votos: 7

Dietas vegetariana e vegana

Comente